fbpx

Air Products – As energias renováveis representam o futuro do desenvolvimento sustentável e o hidrogênio verde é uma das principais soluções para uma economia limpa. Nesse cenário, o Ceará desponta devido à sua capacidade de produção de energia eólica e solar, empregada na produção do hidrogênio verde, uma das apostas da indústria como combustível sustentável.   

A fim de aprofundar o conhecimento de interessados sobre o tema, lançando as bases para capacitação profissional de operadores e mantenedores de plantas produtivas de hidrogênio, o Senai Ceará acaba de lançar o “Curso Introdução ao Hidrogênio Verde”, com o apoio de universidades, empresas e instituições do setor, incluindo a Air Products, multinacional líder mundial na produção de hidrogênio, à frente do desafio de alavancar o consumo do hidrogênio verde mundialmente.

A Air Products tem mais de 60 anos de experiência na produção e distribuição de hidrogênio a partir de gás natural, por conversão de biomassa ou por eletrólise, método que utiliza energia elétrica, neste caso, obtida de fontes renováveis. A companhia está envolvida em mais de 250 projetos de hidrogênio, na Europa e nos EUA, e em mais de 20 países ao redor do mundo. Empilhadeiras, carros, caminhões, vans, ônibus, locomotivas, aviões, embarcações e submarinos têm sido abastecidos a hidrogênio com o apoio da tecnologia de ponta fornecida pela empresa.

Um dos destaques é o arranjo produtivo entre Air Products e outros parceiros no projeto NEOM, para instalação de uma fábrica de amônia produzida com hidrogênio verde e movida a energia renovável, na Arábia Saudita. Considerado o maior projeto de hidrogênio verde do mundo, fornecerá 650 toneladas de hidrogênio sem carbono por dia para fornecimento em escala global, o que reduzirá as emissões de CO2 em três milhões de toneladas por ano. 

Previsto para entrar em operação em 2025, terá a Air Products como compradora exclusiva da amônia verde, que será destinada à produção de hidrogênio verde em diversos mercados internacionais, buscando atender prioritariamente o setor de mobilidade.

A Air Products também apoia o desafio estudantil SAE Brasil & Ballard Student H2 Challenges, competição que vai testar o hidrogênio como combustível para os veículos do tipo Baja ou Fórmula SAE, tendo fornecido hidrogênio para os testes e realizado o treinamento sobre abastecimento com 170 estudantes de engenharia.

Air Products

“Estamos muito felizes em poder contribuir com o curso do Senai Ceará. É uma excelente oportunidade para profissionais da área ou que queiram se especializar. Apostamos no hidrogênio verde como combustível do futuro e sabemos que a transição energética é fundamental. Passar das energias fósseis para as energias limpas é um passo importante para a humanidade, para que haja um planeta mais sustentável”, destaca Marcus Silva, Gerente Geral Brasil e Argentina.

Informações para imprensa

Engaje! Comunicação Inteligente

www.facebook.com/engaje 

Comments are closed