Bosch investe em treinamentos on-line para capacitação de profissionais do setor automotivo

  • Treinamentos on-line permitem alcance aos profissionais de outros países
  • Plataforma interativa possibilita troca de experiências e facilita compreensão dos conteúdos
  • Grande demanda por treinamentos técnicos em tarefas relacionadas à sistemas de alta tensão de veículos elétricos e híbridos

Campinas – O ensino à distância, que já era uma tendência, se intensificou ainda mais com a pandemia da Covid-19. Cursos e treinamento técnicos também tiveram que se adaptar à nova realidade e passaram a oferecer conteúdos gravados e disponibilizados de forma on-line, que permitem aos usuários assistirem os vídeos no próprio tempo e revê-los sempre que precisarem para melhor entendimento.

Os treinamentos à distância permitem maior abrangência na divulgação do conteúdo. “Os conteúdos on-line proporcionam um ganho ainda maior, pois, graças as câmeras bem posicionadas e ao zoom, conseguimos mostrar os detalhes dos processos que estamos explicando, o que não era possível ver com tanta riqueza de detalhes nas turmas presenciais”, afirma Diego Riquero, chefe do Centro de Treinamento Técnico da Bosch. O instrutor técnico ainda conta que no setor automotivo havia uma grande preocupação em transmitir o conteúdo prático sem que os profissionais pudessem acompanhar presencialmente os treinamentos hands-on. “Às vezes, os profissionais que participavam dos treinamentos presenciais poderiam não ter uma visão tão boa pois havia várias pessoas no mesmo ambiente, o que dificultava a visualização dos conteúdos na prática. Nos treinamentos on-line não há esse empecilho”, complementa Riqueiro.

A Bosch sempre procura ampliar as fronteiras de conhecimento e busca novas formas de inovar em seus conteúdos, por isso, o Centro de Treinamentos está investindo na criação de novos cursos on-line em plataformas interativas que ofereçam a possibilidade de propagar conhecimento técnico e prático, além de permitir a troca de experiências entre os usuários, da mesma forma que ocorria presencialmente.

Alcance em outros países e alta aceitação do público

Os treinamentos de webcast ao vivo provaram seu valor na Alemanha e na Áustria também. A Bosch mais uma vez expandiu a gama de conteúdos oferecidos, combinando-os com as chamadas semanais de webcast de 60 a 120 minutos nestas localidades. Os webcasts ao vivo oferecem aos workshops uma alternativa econômica de capacitação em temas atuais. Os treinamentos práticos de webcast são complementados por vídeos integrados e a função de chat, que permite que os participantes façam perguntas para os treinadores responderem ao vivo. Para acompanhar os treinamentos – online ou ao vivo – via webcast é necessário apenas de um computador com tela, um laptop, um tablet ou até mesmo um smartphone e uma conexão estável à internet.

Devido aos altos subsídios do governo Europeu, em 2020 houve um aumento significativo na quantidade de veículos híbridos e elétricos registrados. De acordo com as estimativas da Bosch, aproximadamente 25% de todos os veículos recém-registrados serão híbridos e elétricos em 2025. O treinamento online que trata do tópico de testes de sistemas e componentes de alta tensão ensina o know-how necessário para tarefas relacionadas a estes veículos, por exemplo – tarefas que as oficinas têm que enfrentar cada vez com mais frequência. Os treinamentos online abordam temas atuais, como os sistemas de 48 volts, hoje muito importante para as oficinas automotivas.

III Congresso Tecnológico em Diagnóstico Automotivo

Entre os dias 13 a 16 de outubro, a Bosch promove o III Congresso Tecnológico em Diagnóstico Automotivo (CTDA), em uma plataforma totalmente on-line e interativa. O evento tem como objetivo levar conhecimento técnico especializado para os profissionais do setor e promover o desenvolvimento de competências para enfrentar os principais desafios da reparação automotiva.

Durante os quatro dias de encontros virtuais, uma equipe formada por especialistas do Centro de Treinamento Automotivo da Bosch irá abordar desafios do diagnóstico das novas tecnologias automotivas e a análise das tendências que impactam o setor, temas que representam os principais pontos de convergência entre a indústria automotiva e as empresas de serviços pós-vendas. Além disso, o congresso contará com apresentações e demonstrações práticas em veículos e sistemas automotivos realizadas ao vivo em estações de diagnóstico especialmente criadas para o evento.

treinamentos on-line

No período de 13 a 15 de outubro, os encontros virtuais ocorrem das 19h às 21h nos temas: diagnóstico em alternador pilotado, Start/Stop e baterias (EFB/AGM), diagnóstico de turbos em motores ciclo otto e diesel (VTG, Controle Pneumático e Elétrico), e diagnóstico de falhas em circuitos de alta pressão em sistemas common rail. Já no dia 16 de outubro, o congresso está marcado das 10h às 12h, com conteúdo sobre diagnóstico em veículos elétricos e híbridos.

Para mais informações acesse: III Congresso Tecnológico Automotivo

Atendimento à imprensa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *