Saiba como aumentar a durabilidade dos para-brisas

Durabilidade dos para-brisas – Trincas no vidro frontal do veículo comprometem a segurança do motorista e podem gerar infração grave de trânsito. Soluções promovem substituição de para-brisa em até 3h

Quando pensamos na manutenção do carro, dificilmente colocamos o para-brisa entre as prioridades. Só que deveríamos. O material frontal do veículo tem uma importância gigantesca na segurança do carro e, principalmente, do motorista e ocupantes.

Sabia, por exemplo, que a má adesão do para-brisa pode inutilizar o funcionamento de um air-bag ou então que danos no para-brisa podem causar multa grave e apreensão do veículo?

A conservação e os reparos no para-brisa são necessários para garantir uma condução segura e confortável do veículo. A Henkel, líder mundial em adesivos de alta performance, lista algumas recomendações importantes para aumentar a durabilidade do equipamento.

Faça a manutenção dos limpadores do para-brisa

Com o tempo, os limpadores de para-brisa vão perdendo a eficiência, principalmente quando não são feitas sua manutenção. O ressecamento da borracha do limpador pode arranhar o vidro e causar pequenos danos.

Já quando a borracha se desprende do limpador, ocorre da palheta ficar em contato direto com o vidro, raspando a estrutura metálica no vidro sempre que houver o acionamento, podendo riscar o vidro justamente na área de visão do motorista. Dica: um sinal de que está na hora de trocar a palheta é quando os filetes de sujeira continuam no vidro mesmo no ir e vir do limpador do para-brisa.

Trincas ou rachaduras tiram “força” do para-brisa em acidentes

Em um acidente frontal ou em choques com pedras, pássaros, entre outras situações, o para-brisa tenta “absorver” a força gerada no impacto, protegendo o motorista e outras partes do veículo. No entanto, para ter esse poder de canalizar o impacto, o vidro precisa estar em perfeitas condições.

Eventuais trincas ou rachaduras prejudicam a estrutura do para-brisa, podendo comprometer o fator de proteção tão importante do para-brisa em um acidente. Mesmo os pequenos danos no vidro reduzem a resistência contra o vento e aumentam o risco de estilhaços.

“O Teroson VR 1500 é um kit completo para preparação, limpeza e reparação de pequenas trincas de vidro, cuja aplicação é feita por radiação UV que resulta em melhor acabamento e um processo de cura mais rápido”, explica Redy Lee, Engenheira de Aplicações da Henkel.

Danos maiores que uma moeda de R﹩ 1 não são indicados para reparo. Além disso, o dano não pode ser reparado se o mesmo se encontra na área de visão do condutor.

Fixação máxima do para-brisa é essencial

A fixação do para-brisa no veículo é algo primordial, pois a máxima aderência vai assegurar enorme proteção contra impactos frontais e laterais. A baixa fixação do para-brisa pode fazer com que o material se desprenda do carro em um eventual impacto. E se isso acontecer, o motorista corre risco de ser ejetado do veículo.

A escolha do adesivo de para-brisa correto pode melhorar a rigidez torcional em até 40%!

“O para-brisa precisa estar em ótimo estado para oferecer visão perfeita ao motorista e também proteger contra chuvas, ventos e detritos que surgirem. Caso contrário, a troca do vidro é fundamental. Atualmente, é possível substituir o para-brisa em poucas horas com máxima adesão e segurança. O Teroson Bond 120 e o Teroson Bond 180 são produtos para substituição de para-brisa com tempo seguro para dirigir de duas horas e de três horas após substituição do vidro”, acrescenta Redy Lee.

A aplicação correta e segura do para-brisa é um fator muito importante, pois a instalação sem os devidos cuidados traz riscos à segurança.

A Henkel desenvolveu a plataforma Loctite Xplore, que oferece técnicas e cursos, de forma gratuita, sobre manutenção a profissionais automotivos, incluindo o módulo “Como aumentar a segurança e evitar armadilhas comuns de aplicação na adesão de para-brisas”.

Funcionamento perfeito do air-bag depende do para-brisa

O funcionamento correto do air-bag depende de uma excelente fixação do para-brisa no carro. O acionamento do dispositivo de segurança causa enorme impacto sobre o vidro frontal. Para-brisa com baixa fixação corre risco de não suportar essa ativação do air-bag, se descolando parcialmente ou inteiramente do veículo.

O air-bag é projetado para inflar imediatamente dentro de um espaço delimitado. Em caso de descolamento do para-brisa, o air-bag perde a referência após o acionamento, deixando de atuar com a eficiência esperada.

Cuidado com multa e pontos na CNH

Manter em dia a “saúde” do para-brisa traz segurança e também poupará o motorista de multa. Trafegar com o vidro trincado rende multa grave e apreensão do veículo, conforme estabelece a resolução 216 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A trinca não superior a 10 cm de comprimento, e fratura de configuração circular não superior a 4 cm de diâmetro. O descumprimento está sujeito à multa de R﹩ 195,23, cinco pontos na CNH e apreensão do veículo até a resolução do problema.

durabilidade dos para-brisas

Se inscreva gratuitamente no módulo “Como aumentar a segurança e evitar armadilhas comuns de aplicação na adesão de para-brisas” pelo link do Loctite Xplore.

Sobre a Henkel

A Henkel opera globalmente com um portfólio diversificado e bem balanceado. A companhia mantém posições de liderança com suas três unidades de negócio, tanto em mercados industriais como de consumo, graças a marcas fortes, inovações e tecnologias. Henkel Adhesive Technologies é líder global no mercado de adesivos – em todos os segmentos industriais no mundo todo. Em seus negócios de Laundry & Home Care e Beauty Care, a Henkel mantém posições de liderança em muitos mercados e categorias ao redor do mundo. Fundada em 1876, a Henkel conta com mais de 140 anos de sucesso. A Henkel emprega mais de 53.000 pessoas globalmente – uma equipe apaixonada e altamente diversificada, unida por uma forte cultura organizacional, um propósito comum de criar valor sustentável e valores compartilhados. Como líder reconhecido em sustentabilidade, a Henkel mantém posições de liderança em muitos índices e rankings internacionais. As ações preferenciais da Henkel estão listadas no índice DAX da bolsa de valores alemã. Para mais informação, por favor visite site .

Sobre a Henkel Brasil

A Henkel está no Brasil há 65 anos e atua nas áreas de Adesivos, Selantes e Tratamento de Superfícies e Beauty Care, com principais marcas como Cascola, Loctite, Pritt e Schwarzkopf Professional. A Henkel Brasil conta com mais de 970 profissionais distribuídos nas plantas de Itapevi e Jundiaí, além de um Centro de Distribuição em Jundiaí, um escritório central na Lapa e uma ASK Academy localizada na Avenida Paulista, em São Paulo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.