fbpx
Financiamento de veículos tem queda de 11% em fevereiro, em comparação com 2021

As vendas de motos a crédito, no entanto, registraram aumento de 53,6%

As vendas por financiamento de veículos em fevereiro de 2022 somaram 407 mil unidades, entre novos e usados, de acordo com dados da B3. O número, que inclui autos leves, motos e pesados em todo o País, representa queda de 11% se comparado a fevereiro de 2021, quando os financiamentos de veículos somaram 458 mil unidades, e aumento de 2% em comparação a janeiro de 2022.

O segmento de motos se destacou mais uma vez e registrou 53,6% de aumento perante o ano anterior. Foram financiadas 72 mil unidades ao longo do mês, sendo que as motos usadas tiveram aumento de 17,6%, e os financiamentos de motos novas cresceram 80%.

No segmento de veículos pesados, as vendas a crédito tiveram leve queda de 2% em comparação ao ano anterior, mas com aumento de 5,3% na categoria de veículos pesados usados. Em comparação com janeiro de 2022, o aumento foi de 16,3%. 

Os autos leves novamente foram os responsáveis pela maior queda no período. O segmento registrou recuo de 19,4%, com 75 mil unidades a menos do que em fevereiro do ano passado. O financiamento de veículos leves novos teve queda de 37,6%, enquanto os usados registraram redução de 14,6%.

“Nos últimos meses, tivemos altas consecutivas nos números de financiamentos de motos. Já as vendas a crédito de autos leves seguem em declínio, principalmente, devido ao impacto causado pela queda na produção, que ainda afeta a disponibilidade de veículos novos para venda, mas também pelo aumento do preço dos veículos usados”, comenta Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

No acumulado do ano de 2022, as vendas financiadas de veículos somaram 806 mil unidades, queda de 11,2% em relação ao ano de 2021, o que equivale a 102 mil unidades financiadas a menos.

A B3 opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do País, que reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil. Para visualizar a apresentação com os dados completos sobre financiamentos de veículos em fevereiro de 2022, clique aqui.

Sobre a B3

A B3 S.A. (B3SA3) é uma das principais empresas de infraestrutura de mercado financeiro do mundo e uma das maiores em valor de mercado, entre as líderes globais do setor de bolsas. Conecta, desenvolve e viabiliza o mercado financeiro e de capitais e, junto com os clientes e a sociedade, potencializa o crescimento do Brasil.

https://chat.whatsapp.com/LrrPXTynqRQ29U4yd38XTI

Atua nos ambientes de bolsa e de balcão, além de oferecer produtos e serviços para a cadeia de financiamento. Com sede em São Paulo e escritórios em Chicago, Londres, Singapura e Xangai, desempenha funções importantes no mercado pela promoção de melhores práticas em governança corporativa, gestão de riscos e sustentabilidade.

Comments are closed