Vai viajar nos feriados? Veja as dicas de manutenção preventiva da Bridgestone

  • A manutenção preventiva do veículo é essencial para a segurança de motoristas e passageiros que devem pegar a estrada nos feriados de Páscoa e Tiradentes.
  • Para uma viagem segura, checagem básica deve fazer parte da revisão.
  • É recomendável que o motorista siga os prazos estabelecidos no manual do veículo para realização das manutenções preventivas.

SÃO PAULO, 13 de abril de 2022 – Para muitos, o feriado é sinônimo de viajar. Por isto, muitos brasileiros devem pegar as estradas no mês de abril, que abrigam dois feriados nacionais. Mas para que a viagem aconteça de forma tranquila, é preciso ficar atento a alguns detalhes do veículo, como a vida útil dos pneus e dos itens de segurança que estão diretamente ligados à manutenção preventiva. Por isso, é essencial que o motorista fique atento ao período de revisões e aos sinais de possíveis problemas, priorizando um check-up antes de rodar longas distâncias. Dessa forma, a Bridgestone, explica quais são os 5 principais pontos de atenção para uma revisão preventiva, dicas de manutenção preventiva:

5 Dicas de manutenção preventiva

Pneus

Como único ponto de contato entre o veículo e o solo, os pneus influenciam diretamente na performance do veículo e devem receber uma atenção especial na manutenção. É importante verificar o TWI (Tread Wear Indicators), indicador que mostra a vida útil do pneu, e a hora correta de trocá-lo – o Conselho Nacional do Trânsito define o limite mínimo de 1,6mm. Além disso, realizar o alinhamento e balanceamento, rodízio de pneus e manter a calibragem em dia, preserva a performance, aumenta a segurança do carro e prolonga seu período de uso.

Freios

Item fundamental para a segurança do veículo, a verificação do freio é indispensável. Durante a revisão, o fluido de freio, pastilhas, discos e lonas de freios devem ser verificados, realizando manutenção preventiva de acordo com o manual do proprietário e tipo de freio, já que ambos exiges períodos de revisões diferentes.

Iluminação e faróis

As luzes externas e internas do veículo aumentam e melhoram a dirigibilidade em diversas condições de direção, além de preservar a segurança de motoristas e passageiros, e evitar infrações às leis de trânsito. Por isso, verificar todas as lâmpadas e realizar sua troca quando necessário deve fazer parte da rotina de manutenção do veículo, evitando transtornos e acidentes.

Alinhamento e balanceamento

O alinhamento e balanceamento estão conectados com a performance do veículo. Sua realização pode evitar desgastes prematuros dos pneus e ajuda a evitar que o automóvel fique instável ou inseguro.

Troca de óleo

O óleo é responsável por evitar o atrito entre peças e pela saúde do motor, já que sua ausência pode levar ao superaquecimento. Dessa forma, o motorista deve verificar o nível de óleo e realizar sua troca, de acordo com as especificações fornecidas pelo fabricante do veículo, que pode ser indicada conforme a distância percorrida ou utilização em um certo período. Realizar a manutenção preventiva, seja para viajar ou circular no meio urbano, é essencial para a segurança e conservação do veículo.

###

Sobre a Bridgestone do Brasil (BSBR)

A Bridgestone do Brasil (BSBR) é uma unidade de negócios da região Latin America South e subsidiária da Bridgestone Americas Tire Operations Latin America, com sede em Nashville, Tennessee. Fundada há mais de 90 anos, a Bridgestone é líder mundial em pneus e borracha, aprimorando e desenvolvendo constantemente os seus conhecimentos para fornecer soluções para uma mobilidade segura e sustentável. A unidade brasileira conta com mais de 5.000 colaboradores e desenvolve, produz e comercializa um portfólio diverso de equipamento original e pneus de reposição, soluções centradas nos pneus e soluções de mobilidade, que geram valor social e para o cliente, por meio de suas unidades de produção e vendas no país. Guiada por seu compromisso global de responsabilidade social corporativa, Nosso Jeito de Servir, a Bridgestone está dedicada a melhorar a mobilidade, a vida, o trabalho e o lazer das pessoas e a construir um futuro sustentável para a mobilidade.

https://chat.whatsapp.com/LrrPXTynqRQ29U4yd38XTI

A BSBR produz e comercializa uma ampla gama de modelos e medidas de pneus para automóveis, caminhonetes e caminhões, assim como para maquinário agrícola e veículos fora-de-estrada. A empresa conta com mais de 5.000 colaboradores e duas fábricas de pneus, em Santo André (SP) e Camaçari (BA), e duas fábricas de bandas de rodagem, em Campinas (SP) e Mafra (SC), certificadas e premiadas em diversos âmbitos de qualidade, segurança e meio ambiente, além de um campo de provas em São Pedro (SP). A BSBR comercializa seus produtos por meio de uma ampla rede de pontos de venda e fornece equipamento original para as montadoras e veículos de maior prestígio. No Brasil, a Bridgestone realiza a destinação ambientalmente correta dos pneus inservíveis por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a companhia é associada. Entre as destinações corretas está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha.

Visite www.bridgestone.com.br para mais informações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.