fbpx
Dia da Terra lubrificantes biodegradáveis se tornam solução para diminuir o impacto ao meio ambiente

Empresas decidem por soluções mais sustentáveis para diminuir o impacto ao meio ambiente e se adaptarem a uma necessidade mundial

O cuidado com o meio ambiente e o consumo consciente são assuntos que vêm ganhando força e determinando o funcionamento de empresas que querem se manter competitivas em um mercado cada vez mais atento aos impactos ambientais deixados para as próximas gerações. O Dia da Terra é uma das datas em que organizações mundiais chamam a atenção da população, empresas e governos para a necessidade de transformar nossa maneira de viver de forma mais sustentável e harmônica com a natureza. Lubrificantes biodegradáveis para diminuir o impacto ao meio ambiente tornan-se opção.

As emissões globais de CO² precisam diminuir 7,6% a cada ano para limitar o aquecimento global em até 1,5ºC, de acordo com o Relatório sobre a Lacuna de Emissões 2019 do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Para isso, é preciso mobilização de todas as esferas globais para transformar a produção industrial, a mobilidade urbana e outros aspectos da vida humana.

Com consumidores cada vez mais conscientes sustentavelmente e a necessidade de mudança, gigantes do mundo inteiro visam mudar seus processos de produção e atuação, substituindo produtos e gerindo de forma responsável seus recursos para se diferenciar no mercado. Para se enquadrar nesse novo modelo, as companhias estão buscando mudanças que impactem sua atuação, uma vez que, já entenderam que o investimento é necessário, contínuo e gradativo.

Ganhando espaço no mercado, as linhas de lubrificação industrial biodegradáveis se apresentam como uma das alternativas mais utilizadas na operação industrial para a substituição dos lubrificantes convencionais. Com diversas opções e atendendo as inúmeras necessidades, os lubrificantes biodegradáveis conseguem que 60% de todo produto seja absorvido pela natureza em até 28 dias, oferecendo performance superior aos convencionais e oferecendo segurança no manuseio.

De acordo com Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Lubrificantes Especiais, empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções em lubrificação industrial, a procura aumentou graças aos benefícios, tanto ambientais como financeiros para as empresas. “Como os nossos produtos permanecem por mais tempo nos pontos de aplicação, reduzem os custos com as trocas frequentes. Além disso, a procura se dá pela preservação do meio ambiente e o prolongamento da vida dos equipamentos”, explica.

Os produtos tradicionais utilizam óleos minerais derivados de petróleo, diminuindo seu período de uso e gerando mais resíduos. Quando descartados de forma incorreta, são prejudiciais à saúde humana e podem gerar multas para as empresas. Maldonado ainda explica que os lubrificantes biodegradáveis são facilmente tratáveis e, caso ocorra o manuseio incorreto, não afetam o meio ambiente. “Se, por algum acidente, nossos produtos forem derramados no rio ou mar, sua composição irá se desfazer rapidamente, sendo completamente absorvido pela natureza”, completa.

As opções de produtos que podem ser substituídas são: Graxas Especiais Biodegradáveis; Fluidos Hidráulicos e, para engrenagens, Fluidos de Corte; Protetivos contra Corrosão; Desengraxantes; e Hand Cleaner Biodegradáveis. “Além da preservação do meio ambiente, nossos produtos prolongam a vida dos equipamentos, aumentam os períodos entre relubrificação e, principalmente não oferecem risco aos colaboradores e à natureza”, finaliza o especialista. 

Sobre a Lubvap

A Lubvap (www.Lubvap.com.br), empresa de distribuição com mais de 15 anos no mercado de soluções de lubrificação, localizada na cidade de São José dos Campos, estado de São Paulo, atua em todo o Brasil, com uma equipe de especialistas técnicos, que atende todos os segmentos da indústria brasileira com Lubrificantes Especiais de Alta Performance; Lubrificadores Automáticos; Desengraxantes Biodegradáveis, aprovados pela Anvisa; e Soluções em Limpeza industrial e (solventes e desengraxantes).

Comments are closed