fbpx
O que você precisa saber antes de carregar um carro elétrico em casa

O carregamento dos carros elétricos não tem segredo. Porém, algumas medidas podem evitar problemas e trazer mais segurança para os consumidores

São Paulo, maio de 2022 — Os carros elétricos são o futuro da mobilidade urbana. Levantamento da Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) mostra que a venda dos modelos eletrificados leves aumentou 78% nos primeiros quatro meses de 2022 em relação ao mesmo período no ano passado. Porém, por se tratar de nova tecnologia, ainda há muitas dúvidas em relação ao carregamento desses veículos. Afinal, é possível carregar o carro elétrico na tomada de casa?

A resposta é sim. De acordo com Ricardo David, sócio-diretor da Elev, empresa que traz soluções para todo o ecossistema da mobilidade elétrica, algumas ações precisam ser tomadas antes de carregar os automóveis elétricos, como a verificação técnica da estrutura elétrica e a instalação de carregadores domiciliares.

Pensando nisso, o especialista destaca alguns tópicos aos quais os motoristas devem se atentar antes de carregar o automóvel.

Carregamento na tomada de casa.

Sim, é possível carregar o veículo elétrico diretamente na tomada convencional da sua residência. Porém existem cuidados. David explica que, por meio de “wallbox”, o carregador dos veículos elétricos, é possível reduzir o tempo de recarga, por exemplo.

“Considerando a tensão normal das residências, de 110 volts aterrados, você poderá levar mais tempo, o que em alguns casos pode ser algo em torno de 60% a mais no período de recarga. O recomendado é carregar os veículos em tomadas de 220V e, de preferência, aterradas – para que não haja riscos de incêndios ou curto-circuitos”, afirma o especialista.

Análise técnica antes do carregamento

Um dos problemas mais comuns no Brasil, quando tratamos de carregamento de veículos eletrificados, está na infraestrutura de distribuição da energia, principalmente em imóveis mais antigos. David argumenta que a melhor opção, se você tiver dúvidas se a sua residência está preparada para receber o seu carro elétrico, é buscar a análise de um especialista.

E os carregadores?

Além da diminuição do tempo de recarga, os carregadores de automóveis elétricos também trazem mais segurança para os consumidores. Porém, mesmo no caso dos “wallbox” é importante a análise técnica para a sua instalação, algo que evita futuros problemas de distribuição de energia na sua casa.

“Uma das grandes vantagens desses carregadores é o fato deles possuírem uma instalação elétrica própŕia, algo que dá mais segurança para os consumidores. Além disso, eles funcionam com voltagens variadas (de 220v a 380V) e com correntes que variam entre 16A e 32A.”

Baterias dos carros elétricos

Outro ponto importante a ser destacado é a segurança das baterias dos carros elétricos. O especialista afirma que não há motivos para se preocupar com elas. Além disso, segundo um estudo realizado pela Universidade de Tecnologia de Graz, na Áustria, as baterias se tornam cada vez mais seguras durante o tempo. A análise constatou que as acelerações e vibrações do veículo não afetam o comportamento e nem o desempenho durante a utilização.

Recomendações

Se você busca o conforto e o impacto zero no meio ambiente, algo que somente os veículos eletrificados podem proporcionar, sua única preocupação é a análise técnica do ambiente de carregamento. Assim, poderá evitar problemas futuros e desfrutar de todos os benefícios do automóvel elétrico.

Sobre a Elev

Fundada em 2021, a ELEV é uma empresa que oferece ao mercado soluções para o ecossistema de mobilidade elétrica, desde o aplicativo que indica os eletropostos pelo país, até a implantação de pontos de carregamento elétrico e atuação em Pesquisa e Desenvolvimento.

Comments are closed