fbpx
Perigos dos amortecedores recondicionados

Cofap alerta para os perigos dos amortecedores recondicionados

Amortecedores são os principais componentes do sistema de suspensão de um veículo. São eles que garantem que os pneus estejam sempre em contato com o solo, independente de obstáculos e depressões, mantendo as condições ideais para a dirigibilidade e garantindo a segurança do motorista e dos demais passageiros. Sem esse componente, as rodas passam a oscilar verticalmente, sem controle, devido à ação das molas da suspensão, tornando a condução do veículo perigosa e suscetível a acidentes. Vale lembrar que a função das molas é sustentar o peso do veículo e permitir a oscilação vertical da suspensão, que é controlada pelo amortecedor.

Marca Cofap

Nascida no Brasil há mais de 70 anos, a marca Cofap – fornecedora de amortecedores para a maioria das montadoras instaladas no país e líder do mercado de reposição, com os mesmos produtos – esclarece que amortecedores recondicionados, como o próprio nome diz, são peças reformadas. São amortecedores que foram descartados devido a avarias ou desgaste natural da peça e que recebem pintura nova ou, no máximo, tem o óleo original substituído por um fluido fora dos parâmetros exigidos. Amortecedores são componentes fechados, que não permitem a substituição de peças internas. Por isso, evidentemente, aqueles oferecidos como supostamente recondicionados são mais baratos do que um amortecedor novo, atraindo o consumidor desavisado. Tendo em vista essas características, o uso do amortecedor recondicionado não é recomendado, pois coloca a segurança em risco.

Referência no mercado de amortecedores, a Cofap explica que a segurança de um veículo e seus ocupantes está diretamente ligada aos componentes que fazem parte dos diversos sistemas que o compõe, principalmente aqueles do sistema de suspensão, responsável pela dirigibilidade e conforto de automóveis, vans, caminhão e ônibus. Recondicionados, os amortecedores jamais apresentarão a mesma eficiência do produto novo, comprometendo a estabilidade e a dirigibilidade do veículo. O óleo utilizado no interior dos amortecedores de suspensão é desenvolvido especificamente para esse tipo de aplicação, segundo formulações especiais, adequadas às temperaturas e características de trabalho exclusivas. Além do óleo, dependendo do amortecedor, pode haver mais de 50 componentes internos que também sofrem desgastes e que não podem ser substituídos no “recondicionamento”. Esses componentes não são encontrados no mercado e, dessa maneira, não há como o recondicionador substituí-los. Essa condição certamente não garante a eficiência requerida para um amortecedor de suspensão automotiva.

A Cofap reforça que, caso haja necessidade de troca, é recomendado que sejam utilizados componentes novos, com qualidade reconhecida pelo mercado, como é o caso dos amortecedores Cofap, cujos desenvolvimento e fabricação atendem rigorosamente os parâmetros dos projetos das peças genuínas. A manutenção deve ser realizada por profissionais capacitados, em oficinas equipadas com ferramentas e equipamentos adequados.

Referência no mercado de amortecedores

Os amortecedores Cofap são desenvolvidos e produzidos para o mercado brasileiro e de exportação. A marca é líder no segmento e, além de fornecer para a maioria das montadoras, supre o mercado de reposição com produtos destinados a veículos leves, pesados, agrícolas e de duas rodas. Tanto os amortecedores Cofap como os demais componentes de suspensão da marca estão disponíveis em todo território brasileiro graças à maior rede de distribuição de autopeças do País, composta pelos maiores e melhores distribuidores regionais e nacionais.

A marca, que possui 65% de participação de mercado na linha de amortecedores, oferece o portfólio mais completo do mercado, com lançamentos realizados constantemente, acompanhando as movimentações da indústria automotiva brasileira. Hoje, a Cofap possui cerca de 1700 códigos ativos de amortecedores.

Mais informações sobre os produtos Cofap podem ser encontradas no catálogo eletrônico disponível para celulares IOS e Android, no site www.mmcofap.com.br ou pelo número de Atendimento ao consumidor Cofap 0800-0194054.

Sobre a MARELLI

A MARELLI é um dos principais fornecedores globais independentes do setor automotivo. Com forte tradição em inovação e excelência em manufatura, nossa missão é transformar o futuro da mobilidade por meio do trabalho com clientes e parceiros no sentido de criar um mundo mais seguro, mais verde e mais conectado. Com cerca de 54.000 funcionários, a MARELLI marca presença ao redor do mundo com 170 instalações e centros de P&D na Ásia, Américas, Europa e África, com resultado de 1.380 bilhões de JPY (10,6 bilhões de euros) em 2021.

Media Relation MARELLI Latam

Comments are closed