02 de agosto de 2022 – Vigésima-quarta edição do Brazil Classics Kia Show, evento bienal de mais alto nível do País, em Araxá (MG), reuniu cerca de 300 modelos pré-selecionados. Este ano, além da programação cultural e exposição fotográfica, houve desfile de 50 carros pelas ruas da cidade em complemento à exposição estática e engajou novos apreciadores do antigomobilismo. Alguns participantes foram rodando de São Paulo a Araxá em viagem de 600 km com modelos das décadas de 1920 e 1930. Leilão em formato híbrido (presencial e online) incluiu 50 lotes com lances próximos de R$ 1 milhão.
O prêmio principal, “Troféu Roberto Lee Best of Show”, ficou com o Rolls-Royce Phantom III Sedanca Cabriolet Deville 1937, de Antônio Henriques. Encarroçado pela Freestone e Webb tem motor V-12 de 7,35 L e 165 cv (estimados). Por sua potência e confiabilidade, o motor foi utilizado em aviões na II Guerra Mundial. O troféu da Federação Brasileira de Veículos Antigos foi para um Horch Limousine (em alemão significa sedã) 951 A 1939, de Rúbio Fernal. Este colecionador também ganhou os troféus “Lalic” por seu museu e “Og Pozzoli” com um Hispano Suiza 1927 encarroçado pela Fiol Barcelona.
As premiações por décadas foram dos anos 1920 até os anos 1980. Entre os importados mais “novos” venceu o BMW 635 CSI 1984, de Tiago França, e dos nacionais, o VW Passat GTS Pointer 1988, de Fabiano Lobatto. Este ano instituiu-se o “Troféu Roberto Nasser” atribuído ao melhor carro esporte brasileiro: GT Malzoni 1967, de Boris Feldman.
Fernando Calmom
Twitter: @fernandocalmon
Instagram: @fernandocalmonoficial
Comments are closed