fbpx
Perda de ação da mola a gás

É preciso substituir a mola a gás caso a tampa do porta-malas não suba, permaneça aberta ou ocorra pancada ao fechá-la, pois houve perda de ação da mola a gás

Apesar de não ser um item de segurança no veículo, o sistema de amortecimento do porta-malas é fundamental para evitar ferimentos, especialmente, na cabeça e mãos, já que quando comprometido, pode fechar a tampa de maneira descontrolada. Denominado mola a gás, esse sistema de amortecimento auxilia na abertura e sustentação da tampa do porta-malas, capô, grades de bagageiro, entre outros, evitando não só causar fortes impactos, mas também limitando o movimento para não ocasionar quebra das dobradiças. “Essa peça usa o gás nitrogênio injetado sob pressão, assegurando movimento mais suave e controlado”, comenta Jeferson Credidio, Gerente de Engenharia e Produtos da Nakata, explicando que, para fazer o movimento de abrir o porta-malas, o nitrogênio empurra uma haste met&aacute ;lica ligada a ela, facilitando a abertura e, ao soltá-la, a pressão do nitrogênio mantém essa força e evita que a mesma feche sozinha. “Quando a tampa é forçada para baixo, comprime novamente o gás, levando a haste metálica de volta à posição inicial”, completa.

Recomendação

A recomendação é ficar atento aos indícios de desgaste do mola a gás para evitar imprevistos desagradáveis. Para testá-la é simples, basta abrir a tampa e observar se precisou de pouco esforço para atingir a abertura máxima, sem ocasionar pancada nas dobradiças. Em seguida, solte a tampa e note se ela permanece aberta. “Se a posição não for mantida, o mola a gás está com problema e deve ser substituída já que a falha desse componente pode acabar causando acidente”, conclui.

Motiva da perda de função

Muito utilizado em abertura de porta-malas, capô, grade frontal e tampa de bagageiro o defeito mais comum desse item é o vazamento do gás devido ao tempo de uso.

Para saber qual a peça correta para seu veículo consulte o catálogo eletrônico da Nakata no endereço: www.catalogonakata.com.br.

Na embalagem do produto, tem a orientação de como proceder para fazer a troca da peça, ainda sobre a troca, no canal “Palavra de Especialista da Nakata” no Youtube existe um vídeo com o passo a passo para fazer a substituição.

Para acessar esta e outras dicas de manutenção, basta entrar no Blog da Nakata (https://blog.nakata.com.br/amortecimento-no-porta-malas-como-cuidar-e-fazer-a-manutencao/)

Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

Categories:

Comments are closed