fbpx
Imagem com um homem segurando um carrinho de brinquedo em uma mesa de escritória e mais agenda, moedas e calculadora e computador na mesa

Segundo especialista da InstaCarro, além do IPVA, outros custos devem ser considerados pelos motoristas, como licenciamento e seguro

De acordo com Luca Cafici, CEO e fundador da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender carros com lojistas de todo o Brasil, existem pelo menos quatro gastos além do IPVA que demandam a atenção do motorista e podem acabar pesando no bolso em 2023. Confira:

Seguro

O Seguro é um dos gastos facultativos mais importantes para se manter um veículo. Em 2022, a média do valor dos seguros para carros aumentou em cerca de 50%. Segundo Luca Cafici, “uma saída para o motorista é buscar as melhores alternativas de pagamento e analisar cada ponto oferecido antes de contratar esse serviço para evitar gastos desnecessários”, comenta.

Licenciamento

É uma taxa anual obrigatória que, assim como o IPVA, é cobrada conforme o final da placa. Para esta cobrança, cada estado tem seu calendário próprio e o valor é dos menos salgados da lista, podendo custar aproximadamente R$100. “O maior custo vem, na verdade, quando não se paga o licenciamento, já que utilizar o veículo com o certificado em atraso é considerado infração gravíssima, sujeita a multa e sete pontos na carteira, além de remoção do veículo”, aponta Luca.

Combustível

A partir de 2023, o ICMS, cobrança que havia sido congelada desde junho, volta a ser repassada normalmente aos custos de combustível, o que pode trazer um aumento de cerca de 18% nas bombas. “Para estar preparado às possíveis mudanças nos preços, o motorista pode calcular com antecedência quanto deve gastar em cada mês. A conta é simples: divide os quilômetros rodados pela quantidade de litros gastos pelo veículo. Se você percorre 500 km por mês em um carro que faz uma média de 10km/L, vai precisar pagar por 50L de gasolina todo mês”.

Manutenção periódica

Se você já sabe quanto percorre com seu veículo mensalmente, consegue projetar quando terá que fazer sua próxima manutenção. A recomendação de Luca é fazer manutenções a cada 10 mil quilômetros rodados.

InstaCarro

Image by wirestock on Freepik

Comments are closed