fbpx
Imagem com um homem segurando uma laterna de led e verificando a bieleta na porte da suspensão do carro

Como identificar problema quando está fazendo barulho na bieleta?

03 de janeiro de 2022

Qual a função da bieleta?

Essa peça é uma articulação de metal em formato de haste, que liga a barra estabilizadora até a suspensão, por meio de buchas ou pinos. Esse conjunto de peças faz com que as rodas girem no mesmo tempo que a suspensão.

Assim, a função da bieleta é distribuir a força dinâmica nas curvas ou em terrenos com declive. Ela ajuda a manter o contato dos pneus com o solo, contribuindo para a estabilidade do carro.

Então, o bom funcionamento de todo esse sistema interfere diretamente tanto no conforto quanto na segurança do veículo. É importante ressaltar que se a bieleta furar, há o risco de estourar os pneus porque a peça fica muito próxima a eles.

Como identificar problemas na bieleta?

Os principais problemas são causados quando ela está folgada, quando há obstrução na peça ou por falta de lubrificação. Quando algo desse tipo ocorre, o barulho na bieleta é bem característico.

O ruído se assemelha ao de metais batendo ou, ainda, quando há alguma coisa solta no porta-malas ou dentro do carro, mesmo não tendo nenhum objeto nesses lugares. Outro indicativo é a carroceria do carro inclinar muito ao fazer as curvas.

Como fazer a manutenção da bieleta?

O ideal é fazer a manutenção preventiva da peça. Para isso, é preciso consultar o manual do fabricante e verificar com qual quilometragem deve-se revisar ou trocar o item. Em geral, a bieleta deve ser trocada a cada 60 mil km ou a cada 3 anos.

Na manutenção preventiva, é importante que o mecânico analise o conjunto de bieleta, barra estabilizadora e buchas. Por ser uma haste flexível, essa peça não pode estar com folga nem ressecada. Então, verifique sempre se ela está bem ajustada para ter força durante os movimentos.

Por sua vez, na manutenção corretiva, quando já há um problema na peça, troque a bieleta que estiver com defeito ou, até mesmo, das 4, pois há uma para cada roda.

De que forma evitar problemas na bieleta do carro?

Como acontece com todos os componentes do carro, a bieleta se desgasta de forma natural. No entanto, alguns fatores podem contribuir para que ela se deteriore antes da hora, principalmente o acúmulo de lama, pedras pequenas, areia e outros resíduos.

Por isso, a melhor forma de evitar problemas na peça é com a manutenção preventiva. Além disso, é fundamental que o motorista não exceda a carga máxima do veículo para não forçar o sistema de suspensão. Também, lembre do cuidado de evitar solavancos, freando antes das lombas e diminuindo a velocidade em terrenos irregulares.

O barulho na bieleta não é algo comum e significa que há algum problema na peça. Como ela é um componente essencial para a estabilidade e segurança do carro, é preciso sempre verificar as condições em todas as revisões e sempre que o motorista comentar que ouve ruídos “secos” ao fazer curvas ou em terrenos irregulares.

Quer saber onde encontrar as melhores peças? Entre em contato com a Nakata e confira nosso catálogo!

Blog Nakata

Categories:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *