Ruídos, vibração e folga na direção podem indicar sinais de desgaste no terminal axial
Com a função de ligar a caixa aos terminais da direção, o terminal axial, também conhecido como barra axial, possui uma haste articulada que possibilita o deslocamento em diversos ângulos e está diretamente ligado à dirigibilidade e segurança do veículo. “Trata-se de um componente com vida útil de longa duração, mas pode ocorrer desgaste prematuro, especialmente, se outras peças do sistema de direção estiverem comprometidas. Por isso, é importante inspecioná-lo a cada 10 mil quilômetros rodados, juntamente com outros componentes da direção e da suspensão”, afirma Jeferson Credidio, Gerente de Serviços e Engenharia da Nakata.
Motoristas devem ficar atentos a alguns indícios que podem indicar problemas no terminal axial, entre eles, ruídos durante as manobras ou ao passar por piso irregular, aumento na folga da direção e algumas vezes vibração no volante. No entanto, segundo Credidio, é importante observar que falhas em outros componentes também podem provocar os mesmos sinais, como desgaste na caixa de direção ou cruzeta da coluna e folga nos terminais da direção.
Vibração na direção também pode apontar comprometimento do terminal axial, mas também é um dos indícios de problemas com o balanceamento, rodas amassadas e pneus desgastados. O defeito num desses componentes pode inclusive afetar a vida do axial.
Desgaste do axial pode ocasionar folga na direção, mas fique atento, problemas na caixa de direção, acoplamento entre a coluna e a caixa e folga nos terminais de direção apresentarão sintomas semelhantes.
A recomendação é, fazer inspeções periódicas, principalmente da coifa de proteção do axial e, ao sinal de qualquer um destes sintomas, levar o veículo a uma oficina de confiança para que o reparador identifique os componentes que devem ser substituídos.
Para conferir esta e outras dicas de manutenção, basta acessar o Blog da Nakata no link: https://blog.nakata.com.br/terminais-de-direcao/
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Comments are closed