fbpx
Foto de bieleta

Item da suspensão a barra estabilizadora é a peça que limita o movimento lateral do automóvel em torno do próprio eixo

23 de fevereiro de 2023 – Haste de aço ligada por dois pinos esféricos, a bieleta age na suspensão e faz parte da segurança do veículo. A peça é tipo pivô, porém há modelos que imitam um parafuso com algumas partes em borracha. Além de ajudar a manter o contato do pneu na via e, portanto, está vinculada à estabilidade do carro, a bieleta também distribui a força dinâmica em curvas ou terrenos acidentados, evitando que a carroceria incline demasiadamente, por isso é importante revisá-la periodicamente para avaliar possíveis desgastes.

A bieleta se desgasta naturalmente com o tempo, mas há alguns fatores que contribuem para a deterioração antecipada. Veículos que operam em ambiente com muita poeira, lama e pedras tendem a danificar os componentes da barra estabilizadora com mais frequência. Mas também outras questões podem comprometer o sistema de suspensão, como solavancos ao frear antes das lombadas, excesso de carga e trafegar com o carro em alta velocidade em terrenos irregulares. Por isso, é importante ficar atento ao surgimento de barulho proveniente do componente, especialmente, ruídos ao trafegar em solos esburacados.

A recomendação é levar a um mecânico de confiança para efetuar a manutenção preventiva, checando todo o sistema de suspensão e também consultar o manual do fabricante para verificar qual a quilometragem ou período indicados para a troca.

Encontre o conteúdo neste link.

Nakata
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *