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Mecânico mexendo em velas NGK próximo ao motor do carro

NGK recomenda 8 dicas para o correto manuseio e instalação das velas de ignição, ações práticas para evitar danos ao item e ao veículo.

30 de março de 2023 – Com o intuito de tratar o manuseio inadequado das velas de ignição pode causar riscos ao componente e ao motor NGK dá dicas para velas de ignição. Primeiramente a troca realizada por uma pessoa sem habilidade é capaz de ocasionar estragos ao motor e às velas. Em segundo lugar a quebra da vela pode provocar queda de material na câmara de combustão, levando a danos severos no motor, e causar danos à rosca do cabeçote que elevam os custos do reparo. Por fim outros problemas podem ser gerados, como a redução da durabilidade e superaquecimento.

Enfim para a manipulação correta do item, a NGK, multinacional japonesa especialista em sistema de ignição, compartilha oito importantes dicas para os motoristas implementarem no dia a dia.

Confira:

  1. Identifique o motor e consulte a aplicação correta da vela — A NGK disponibiliza tabelas de aplicação, consulta on-line através do site, catálogo eletrônico e App;
  2. Com o motor desligado e frio, remova com cuidado os cabos ou as bobinas de ignição. Observe a ordem de ignição para não inverter e provocar falhas.
  3. Pesquise cada tipo de vela para escolher a ferramenta específica para remoção do item. Alguns veículos necessitam de ferramentas especiais para essa atividade, como as velas bi hexagonais, comuns em algumas linhas de veículos;
  4. Observe o encaixe da chave na vela e o alinhamento, a inclinação da chave, pode levar a quebra da vela na remoção;
  5. Aproveite que a vela foi removida e averigue a ponta ignífera (ponta da vela) para identificar condições de desgaste e queima. Este item é muito importante por indicar contaminação de óleo e água na câmara de combustão, assim como uso de combustível de má qualidade.
  6. Na instalação, o alinhamento da rosca da vela com a rosca do cabeçote deve ser observado. Recomenda-se rosquear manualmente, para não danificá-lo.
  7. O torque (força aplicada no aperto) é muito importante na hora de apertar a vela e evitará danos futuros na rosca da vela e do cabeçote. Outro cuidado a ser tomado é o alinhamento da ferramenta para evitar danos na vela, como trinca do isolador.
  8. Para motores que possuem vela com eletrodo lateral direcional, ou com posicionamento pré-determinado na câmara de combustão, a aplicação de um torque incorreto altera a posição da vela na câmara.
  9. Isso pode provocar a geração de códigos de falhas no sistema de injeção. Para este tipo de vela é recomendável a troca sempre que ela é removida. Na reinstalação não há como garantir o posicionamento correto na câmara de combustão.

Sobre a NGK

Assim sendo a NGK é a maior fabricante e especialista mundial em velas de ignição, com forte presença em todos os continentes. Em seguida no Brasil, a empresa atua há mais de 60 anos, conta com aproximadamente 1.300 funcionários e tem uma fábrica com 625 mil m2 em Mogi das Cruzes, SP. Por fim a empresa e detentora das marcas NGK (componentes automotivos) e NTK (sensores e ferramentas de corte).

NGK

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