fbpx
Fluido de freio

Influência das condições do fluido para prolongar a vida útil das peças do sistema de frenagem

04 de junho de 2023 — O fluido de freio é um líquido que funciona como um condutor de pressão entre a ação do motorista (ao pisar no freio) e os discos que fazem o trabalho pesado de frenagem do veículo. Por isso é tão importante para a segurança e estabilidade do sistema. A Jurid do Brasil é uma fabricante referência no mercado na fabricação em componentes para o sistema de freios. A seguir algumas orientações sobre as condições do fluido de freio e como saber quando é necessário fazer a substituição do líquido.

Tipo de substância do fluido

Por ser uma substância higroscópica, ou seja, possui uma grande capacidade de absorver umidade. Então assim o fluido de freio precisa ser substituído seguindo a recomendação da montadora. A porcentagem de contaminação por umidade pode ser analisada com o auxílio de equipamento específico em oficina mecânica especializada.

Assim como os outros componentes do sistema de freio como pastilhas, lonas, cilindros, o fluído deve estar sempre com a manutenção em dia, a fim de garantir a segurança do veículo. O lubrificante deve ser sempre trocado, respeitando as orientações das montadoras ou quando, durante a inspeção do mecânico, forem observados coloração diferente do líquido, nível do reservatório abaixo do limite, indicação no painel do carro, anormalidades no sistema de frenagem, produto com data de validade vencida.

Para carros muito antigos e parados por muito tempo, vale uma análise mais técnica para a troca, mesmo que o líquido esteja no nível certo.

Linhas de fluidos de freio Jurid

A Jurid conta com linha de fluidos de freio atendem as exigências das montadoras e possui ampla abrangência da frota circulante. A diferença básica entre os DOTs é a temperatura de ebulição. O DOT 3 atinge o seu ponto de ebulição acima dos 205ºC, enquanto o DOT 4 acima dos 230ºC e o DOT 5.1 dos 260ºC.

A fabricante, com planta em Sorocaba-SP, também oferece ao mercado disponibilidade de suas linhas de pastilhas de freio, sapatas e lubrificantes, seguindo rigoroso padrão de qualidade de acordo com as certificações das normas IATF 16949, ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e os produtos pelos órgãos INMETRO, IRAM AITA E SGS, que atestam eficiência, performance, segurança e a preocupação com o meio ambiente.

Jurid

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *