fbpx
Crianças no carro com segurança

Crianças no carro com segurança: segundo Ministério da Saúde, Brasil reduziu em 30% o número de crianças vítimas de acidentes.

Com a chegada das férias de julho, viajar com as crianças é uma das alternativas para os pais inovarem na rotina. Por isso, devemos redobrar os cuidados para transportar as crianças no carro com segurança, além de evitar multas, pois a retenção é obrigatória. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), em treze anos, o número de mortes de crianças entre 0 e 9 anos no Brasil, devido a traumas decorrentes de acidentes de trânsito, teve queda de 30%. Em 2008, o uso de cadeirinha de segurança, bebê conforto e assento elevado para o transporte de crianças em veículos se tornou obrigatório. Desde então, os números vêm caindo ano a ano.

Assim o cinto de segurança é recomendado para crianças somente quando a faixa transversal passar por cima do ombro e diagonalmente pelo tórax, e a faixa subabdominal apoiada no quadril ou sobre a porção superior das coxas.

Dispositivos adequados para cada criança

  • Bebê conforto: Desde o nascimento, a criança deve ser transportada no bebê conforto, pois o equipamento é ideal para recém-nascidos, protegendo o bebê. Aliás o correto é ser instalado de costas para o movimento do carro e obedecendo a um ângulo de inclinação de, no mínimo, 45°. A posição de inclinação é necessária, pois até 1 ano de idade, a coluna ainda não suportaria o peso exercido pela cabeça em uma colisão.
  • Cadeira de segurança: Dos 4 anos até os 7, a criança deve ser transportada em cadeiras de segurnça. Deixá-la sentada de frente para o movimento, na mesma posição dos outros assentos do veículo. Baseado nos cintos dos veículos, que ajudam na diminuição do impacto. Estão presentes no encosto funções de regulagem de altura, para ajustar de acordo com a altura conveniente e segura para os pequenos.
  • Assento de elevação: Projetado para crianças com peso entre 15 kg e 36 kg, o assento de elevação serve para que, sentadas, fiquem mais altas, ajustando seu centro de massa ao cinto de segurança do veículo e fazendo com que o cinto do carro passe nas partes certas do corpo como o quadril, centro do peito e meio do ombro. “São essas partes que, no momento de uma colisão ou freada brusca, poderão suportar o impacto ocasionado pelo travamento das tiras do cinto de segurança, responsáveis por manter o indivíduo preso ao banco e livre do risco de ejeção”, esclarece o chefe da oficina.

Mais segurança

Mesmo com o equipamento correto, é preciso verificar a eficácia e instalação desses dispositivos para garantir a proteção adequada dos pequenos. “É crucial  seguir as recomendações do fabricante, especialmente em veículos mais modernos, que possuem pontos de fixação isofix integrados à estrutura do veículo.”

Outra dica é levar uma pessoa adulta no banco traseiro, mesmo que a cadeirinha esteja devidamente instalada e sendo usada corretamente. Essa  medida evita distrações do motorista com as crianças que estão viajando  no banco traseiro.

Além do uso correto das cadeirinhas, existem outros aspectos que merecem atenção na hora de viajar com a família, como verificar a parte mecânica do carro. A revisão é uma bateria de testes que avaliam o estado do carro.

“No processo, é vistoriado a conservação e o funcionamento de todos os componentes e sistemas, sendo eles mecânicos ou elétricos. Constatando a existência de falhas ou problemas que possam se agravar no futuro, a oficina responsável fará a substituição preventiva de algumas peças”, pontua Mauro.

Pensar em um modelo de carro que ofereça segurança em uma viagem mais longa é essencial, tanto para famílias com crianças quanto para aquelas sem. “Os modelos mais modernos estão equipados com airbags e o isofix, que facilitam a instalação de acessórios de segurança, como os assentos de elevação. Um exemplo disso é a linha Ford Ranger, que oferece conforto para toda a família”. 

11/07/2023

Ford Slaviero
Receber notícias do Brasil Mecânico no whatsapp
Receber notícias do Brasil Mecânico no whatsapp

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *