fbpx
5 dicas para saber identificar vícios ocultos em veículos

5 dicas para saber identificar vícios ocultos em veículos, para saber detectar esse tipo de problema, confira as dicas da LeasePlan.

Tudo que um gestor de frotas não quer é ter um veículo dando problema. Manter a manutenção em dia pode ajudar a evitar esse tipo de situação. Mas há alguns defeitos e avarias que não têm relação com a má utilização ou desgaste natural das peças e eles também não são aparentes. O nome para isso? Vício oculto. Para saber detectar esse tipo de problema, confira a seguir as 5 dicas para saber identificar vícios ocultos em veículos que a LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separou.

Como encontrar vícios ocultos no veículo e evitar gastos?

1- Atenção ao consumo de combustível

Mantenha um registro do consumo de combustível do carro durante algumas semanas. Isso ajudará a determinar se o veículo está consumindo mais combustível do que o esperado para o modelo específico. Caso note um consumo excessivo, pode ser um indício de vício oculto. Então, procure um mecânico o mais rápido possível para identificar o problema.

2- Realize uma inspeção visual

Se o veículo estiver apresentando muitos problemas, inspecione cuidadosamente o carro em busca de sinais óbvios de desgaste, corrosão ou reparos mal feitos. Esse trabalho precisa ser feito ao lado de um profissional especializado. É preciso ter uma atenção redobrada a pontos como a área ao redor do motor e a parte inferior do veículo, que podem indicar vazamentos de combustível ou problemas no sistema de escapamento. Um escapamento defeituoso pode levar a perdas significativas de combustível. Mas para isso, como já dissemos, é importante ter um especialista ao lado para te ajudar a detectar esse problema.

3- Teste de direção

Peça para que o condutor dê atenção aliás aos diferentes tipos de direção. Ele precisa observar assim se há dificuldade em acelerar, perda de potência ou mudanças bruscas na transmissão, pois esses sinais podem estar relacionados a vícios mecânicos. Se o condutor perceber qualquer diferença, leve o veículo para a manutenção.

4- Avalie o comportamento do motor

É importante que o condutor aliás de tudo esteja atento a comportamentos incomuns do motor, como ruídos excessivos, vibrações ou dificuldade em dar partida. Esses problemas podem indicar falhas nos sistemas do veículo, como a injeção de combustível, velas de ignição ou até mesmo o motor em si.

5- Verifique o sistema de injeção eletrônica

Se o veículo estiver gastando mais combustível do que o normal, dê atenção ao sistema de injeção eletrônica. Ele é responsável por controlar a quantidade de combustível injetado no motor. Problemas nesse sistema podem resultar em um consumo excessivo de combustível. Por isso, vá até um profissional para fazer uma análise computadorizada do sistema para assim identificar falhas.

05/09/2023

LeasePlan

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *