fbpx
Niterra revela 4 benefícios de velas aquecedoras

Niterra, marca detentora das marcas NGK e NTK, revela 4 benefícios das velas aquecedoras em motores a diesel

 A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, Niterra revela os 4 benefícios do uso de velas aquecedoras em motores a diesel:

1 – Facilidade na partida a frio

2 – Diminuição da emissão de fumaça branca

3 – Queda das emissões de poluentes

4 – Redução da possibilidade de falhas na fase fria do motor 

Essenciais para facilitar a partida a frio e melhorar o desempenho durante a fase fria dos motores a diesel, as velas aquecedoras desempenham assim um papel fundamental especialmente naqueles de menor porte com taxa de compressão e índices de ruído e vibração mais baixos. Já os motores grandes a diesel com aplicações industriais e comerciais utilizam outros sistemas de partida a frio.

A operação desses componentes funciona da seguinte forma: quando o motor a diesel está frio ocorre uma perda do calor gerado pela compressão do ar devido ao fato de as peças que compõem o motor estarem frias e absorverem parte desse calor, dificultando a queima do combustível e, consequentemente, a partida do motor. A partida a frio representa um dos momentos mais críticos durante a sua utilização diária. Assim nesse momento, as velas aquecedoras entram em ação, proporcionando uma fonte adicional de calor, facilitando a partida.

Além de terem essa função, que é amplamente conhecida pelos mecânicos, as velas aquecedoras atuam na pós-partida, também conhecida como fase fria do motor.

 “Elas mantêm essa temperatura por um período de três a cinco minutos após a partida, assegurando, assim, o funcionamento suave e confiável do motor e prevenindo possíveis falhas decorrentes das baixas temperaturas”

explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.

Velas aquecedoras metálicas e cerâmicas

As velas aquecedoras têm uma aplicação específica dependendo da geração do motor. Nos mais antigos, acontece quando acionamos o contato. Já nos mais recentes, com controle eletrônico, o sistema monitora a temperatura do motor e aciona as velas apenas quando necessário, evitando o consumo desnecessário de energia.

Dessa forma, as velas podem ser divididas em dois tipos principais. Metálicas, que possuem uma resistência de material metálico, ou bimetálicas, fabricadas com dois metais diferentes e autorreguladas. Cerâmicas, mais modernas e aplicadas assim em veículos de alta gama que utilizam resistência de material cerâmico para aquecer com a passagem de corrente elétrica.

“A Niterra segue trabalhando para atender as necessidades de diferentes modelos de veículos com produtos de alta tecnologia. Por isso, a empresa conta com uma ampla linha de velas aquecedoras de material cerâmico e metálicos com aplicações voltadas para diversos tipos de motores a diesel”

diz Mori. 

Comments are closed