Niterra, detentora das marcas NGK e NTK, lista assim 4 ações para proteger o veículo das altas temperaturas
São Paulo, janeiro de 2024 – Diante de um cenário com previsão de calor acima da média histórica no Brasil, a Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especializada em componentes para sistemas de ignição e sensores automotivos, destaca 4 ações essenciais para garantir o bom funcionamento do veículo durante o verão:
1- Verificação do sistema de injeção:
O clima quente influencia diretamente o desempenho dos motores, exigindo uma adaptação do sistema de injeção. O sensor MAP com sensor de temperatura do ar acoplado desempenha a função essencial de identificar e ajustar essas mudanças. Esse dispositivo é responsável por monitorar a temperatura do ar que adentra o motor, assegurando um funcionamento eficiente e evitando danos.
2 – Checagem do sistema de arrefecimento:
Devemos estar sempre atentos ao funcionamento do sistema de arrefecimento do motor, verificando o nível do fluído, possíveis vazamentos e componentes como a válvula termostática, eletroventilador, bomba d’água e sensor de temperatura (CTS). Se houver algum problema, deve-se consultar um mecânico de confiança para diagnóstico e reparo adequados.
3- Manutenção geral do veículo:
Deixar a manutenção do veículo em dia é um dos principais meios de proteger o carro do calor extremo. Sintomas como aumento no nível de temperatura indicado no painel, acendimento da luz de temperatura ou luz de injeção e ruídos anormais no motor são sinais de alerta. Nestes casos, deve-se consultar um mecânico de confiança para diagnóstico e reparo adequados.
4- Proteção do calor interno do veículo:
Evitar estacionar sob o sol direto e ter cautela com objetos deixados no interior do carro, como desodorantes em spray, aerossóis, isqueiros e baterias de celular, são atitudes recomendadas, uma vez que o forte aquecimento do interior do veículo pode gerar acidentes. Tomar precauções ao parar o automóvel em áreas não expostas diretamente ao sol contribui para evitar possíveis danos na pintura.
“Os automóveis modernos possuem várias tecnologias feitas para preservar o desempenho do motor em diversas situações, como em dias de calor intenso, porém muitas delas não são amplamente divulgadas devido à sua natureza técnica. Entretanto, mesmo com recursos de proteção, é preciso ter atenção quanto a qualquer irregularidade no funcionamento do motor e, em caso de dúvidas, buscar a orientação de um especialista”
afirma Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra.
Sensores CTS e MAP
Além de seguir as orientações de um mecânico de confiança, os motoristas contam assim com o sensor de temperatura do líquido de arrefecimento do motor (CTS) e o sensor de pressão absoluta do coletor de admissão (MAP) como recursos adicionais para proteger o motor contra os efeitos do calor.
“Ambos os componentes têm a responsabilidade de comunicar ao sistema de gerenciamento do motor a temperatura do fluido de arrefecimento, o que resulta na ativação do eletroventilador do radiador e na execução de ajustes na injeção, especialmente no ponto de ignição, essas ações são fundamentais para prevenir danos ao motor.”
explica Mori.
A marca NTK, da Niterra, oferece assim ao mercado de reposição os sensores MAP e CTS. Que fazem parte aliás de uma linha completa composta também por sensores de nível de combustível, ABS, rotação, velocidade, TPS (posição da borboleta) e oxigênio.
– Niterra
No responses yet