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Niterra traz as diferenças entre sonda lambda pré e pós-catalisador

Niterra traz as diferenças entre sonda lambda pré e pós-catalisador, elas trabalham em conjunto, porém realizam papéis distintos

A Niterra, multinacional japonesa detentora das marcas NGK e NTK e especialista em componentes para sistemas de ignição e sensores para sistemas de injeção, traz as diferenças entre sonda lambda pré e pós-catalisador. Componentes indispensáveis do sistema de injeção. As sondas trabalham em conjunto, porém realizam papéis distintos na otimização do desempenho e manutenção adequada dos veículos. Assim como na redução das emissões de gases poluentes.

Sonda lambda pré-catalisador

A sonda lambda pré-catalisador é responsável por fornecer informações ao módulo de injeção, auxiliando no controle preciso do tempo de injeção do sistema. Seu principal objetivo é avaliar a qualidade da queima da mistura ar/combustível, permitindo ao sistema de injeção efetuar os ajustes necessários no tempo de injeção por meio da medição da quantidade de oxigênio residual no coletor de escapamento. Esta ação resulta em um melhor controle da mistura ar/combustível, garantindo um funcionamento eficiente do motor.

“É importante destacar que a sonda lambda pré-catalisador não tem como função melhorar o desempenho do motor, mas avaliar a condição da mistura, uma sonda com o funcionamento correto fornece ao módulo de injeção informações rápidas e precisas. Por outro lado, seu envelhecimento pode aumentar o tempo de resposta, tornando mais difícil o ajuste da mistura.” 

explica Hiromori Mori, consultor de Assistência Técnica da Niterra do Brasil

Ajustes inadequados da mistura podem acarretar em mais consumo de combustível, perda de desempenho, aumento das emissões de gases poluentes. E formação de resíduos na câmara de combustão, velas e catalisador, reduzindo a vida útil desses componentes. 

“É fundamental, portanto, realizar uma avaliação anual do sistema de injeção como um todo”

recomenda Mori.

Sonda lambda pós-catalisador

Já a sonda lambda pós-catalisador tem um propósito diferente: sua principal função é verificar a eficiência do catalisador. Por meio do seu sinal, o módulo de injeção identifica se o catalisador está perdendo eficiência, o que resulta no acendimento da lâmpada de injeção (LIM), que alerta o motorista sobre a necessidade de procurar um mecânico especializado. Problemas em todo o sistema de injeção também podem desencadear o acendimento da LIM.

“A sonda lambda pós-catalisador é projetada para monitorar continuamente a eficiência do catalisador e não contribui para melhorar as emissões do veículo. No entanto, ela realiza um trabalho essencial ao indicar ao sistema de injeção quando o catalisador não está funcionando adequadamente, essa abordagem possibilita que os donos dos carros tomem medidas para reparar o veículo a tempo, evitando custos adicionais e impactos ambientais negativos.”

diz Mori.

O sinal da sonda pós-catalisador pode ser utilizado para verificar se a primeira sonda está funcionando adequadamente. Durante uma aceleração, quando o sistema de injeção enriquece a mistura, ambas as sondas devem indicar uma mistura rica. Durante uma desaceleração, conhecida como freio motor, a injeção de combustível é interrompida, resultando em uma mistura pobre, que deve ser refletida em ambas as sondas. A coerência dos sinais das sondas nesses cenários avalia-se pelo módulo de injeção, assegurando a verificação da sonda pré-catalisador.

Levando em consideração a importância das sondas pré e pós-catalisador para o funcionamento geral do veículo. Os motoristas têm aliás à disposição uma vasta gama de sondas lambda de alta qualidade e tecnologia avançada da marca NTK.

“Fornecemos sondas lambdas para montadoras como equipamento original e contamos com uma ampla gama desses componentes para outros veículos no mercado de reposição com uma extensa rede de distribuição para facilitar o acesso dos consumidores”

 afirma Mori.

A NTK oferece ainda as sondas de banda larga, também conhecidas como sondas lineares, que proporcionam um controle muito mais preciso da mistura e aplica-se em veículos com sistemas de injeção direta de combustível e turbo. Assim como uma linha ampla de sensores para as mais diversas aplicações automotivas. Para além da sonda lambda, a NTK lançou neste ano sete linhas segmentadas contendo sensores de nível de combustível, temperatura, ABS, rotação, velocidade, TPS (posição de borboleta) e MAP (pressão absoluta), que reafirmam o compromisso da marca com os mecânicos e aumentam seu portfólio com produtos de alta qualidade dentro do mercado de reposição.

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