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Oficinas do futuro
Bosch apresenta soluções inteligentes na Automec

A interação das oficinas do futuro com os serviços baseados na web e a aplicação da realidade aumentada estiveram entre as novidades da Bosch na Automec 2017. No estande da empresa, foi possível vivenciar o ambiente de uma oficina do futuro e conhecer as últimas novidades da marca em equipamentos de diagnósticos, autopeças e serviços.

O processamento de dados, a Internet das Coisas e o aumento da conexão entre os produtos trarão um grande potencial de desenvolvimento para as oficinas mecânicas no longo prazo. Isso será possível visto que as informações e o histórico de manutenção do veículo já estarão disponíveis antes mesmo do carro chegar à oficina, pois os sistemas trocarão automaticamente dados uns com os outros (carro e oficina) e o aplicador poderá acessar, em tempo real, as principais informações do fabricante.

Oficinas do futuro conectadas com o Bosch Connected Repair

Uma das novidades da Bosch é o software Connected Repair, que conecta todos os equipamentos Bosch já disponíveis na oficina e permite que os dados coletados do veículo fiquem disponíveis para serem acessados em outros computadores e sistemas interligados em rede.

Com isso, o mecânico terá acesso ao histórico completo do veículo em diferentes estações de trabalho e a qualquer momento, basta inserir a número da placa e/ou chassi no computador. Além disso, o software utiliza uma identificação inovadora, que permite realizar testes individuais para complementar os parâmetros específicos do veículo analisado. Numa visita futura à oficina, estes dados serão utilizados novamente para facilitar os processos e evitar a duplicação desnecessária de trabalho.

Outro diferencial do Bosch Connected Repair é o uso de um recurso de foto, que possibilita documentar a condição do veículo em um protocolo padronizado e pronto para impressão. Essa funcionalidade permite informar aos clientes sobre as reparações necessárias de forma transparente. Durante a Automec, a Bosch apresentará o software por meio de um tablet. Atualmente os equipamentos compatíveis com o Bosch Connected Repair são:

  • ESI[tronic] 2.0 / KTS 5xx workshop-software package;
  • Analisadores de motor FSA 500, 720 e 740;
  • Analisador de faróis MLD 815;
  • Alinhadores de direção FWA 4630.
Oficinas do futuro e Realidade aumentada na reparação

Com o aumento e diversificação da frota, está cada vez mais difícil para os profissionais do mercado de reparação automotiva terem todo o conhecimento necessário para realizar a correta manutenção dos veículos. Com isso, a Bosch criou uma Plataforma de Realidade Aumentada Comum (CAP), que permite a integração fácil e rápida de conteúdos digitais e visuais com a documentação técnica. Este sistema multiplataforma funciona de maneira independente a partir de tecnologias de rastreamento e processamento específicos.

Apontando a câmera para o veículo, o dado adicional pode ser integrado à imagem real usando um computador, tablet ou óculos inteligentes. A informação pode chegar a partir de textos e instruções explicativas, manuais ou diagramas, objetos tridimensionais, fotos ou vídeos. Desta forma, mesmo componentes ocultos ou cabos podem ser exibidos e o tempo necessário para executar tarefas de reparação mais sofisticados podem ser reduzidas de 10% a 15%.

Com o CAP, o mecânico terá a possibilidade de acessar as informações mais atualizadas e aumentar a sua compreensão do produto. O uso da realidade aumentada se traduz em mais qualidade e assertividade nas reparações, melhor atendimento aos clientes e menos tempo do veículo parado na oficina. A Bosch estima que as primeiras oficinas estarão atuando com aplicações de realidade aumentada já em 2018.

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