O motorista está indo pegar o seu carro para sair e de repente seus olhos batem naqueles riscos na pintura que não estava ali na última vez que reparou. O bom humor vai embora, uma sensação desagradável toma conta e parece que aquele risco é um machucado. Chega a sentir a dor. É hora de levar ao médico. Ou melhor, ao mecânico.
Bem, o Brasil Mecânico traz algumas dicas dadas pela ChipsAway para que você possa resolver mais tranquilamente esse problema com seu paciente. Veja qual funciona melhor no seu caso:
1 – Limpeza
Antes de qualquer coisa, o proprietário deve lavar e secar bem o veículo. A área do risco merece atenção especial. Borrife água no local para retirar grãos de areia, cascalho ou poeira que possam ter se alojado no risco;
2 – Lixamento
Utilize a lixa de grão 2000 com cuidado, pois o objetivo é a retirada apenas da primeira camada da pintura, o verniz. Lixe somente na direção do risco. Durante o lixamento, enxágue a área trabalhada em intervalos regulares. Isso servirá para ver se o risco diminuiu;
3 – Combinação de lixas
Se o risco for mais profundo que o verniz, comece o trabalho com a lixa 1500. Após nivelar a superfície, passe para a de grão 2000. Esta removerá os riscos gerados pela lixa mais grossa. Jamais permita que qualquer sujeira fique entre a lixa e a pintura, já que poderá causar danos maiores;
4 – Água
Enxágue a área até que ela fique completamente limpa e seca. Utilize sempre tecidos novos e de qualidade para secar o local. Nunca use aquele pano velho que fica na garagem pegando poeira. Ele pode causar novos danos à pintura;
5 – Hora da massa
Aplique a massa de polimento na área previamente preparada. Use o disco da politriz para espalhar o produto no local que foi lixado. Por conta de seu efeito abrasivo, a massa deixará a superfície lisa, pronta para receber a cera automotiva.
6 – Polimento
Acione a politriz em velocidade baixa, movimentando o equipamento na área por cerca de 10 segundos. Eleve a velocidade para 2.000 rpm e continue polindo por mais um minuto. Faça movimentos laterais com a máquina. Depois, mova o equipamento para baixo. Essa etapa do trabalho pode levar até cinco minutos, dependendo da potência da politriz e da profundidade do risco. E lembre-se de manter a máquina em movimento constante;
7 – Polimento
Nova lavagem da área. Dessa vez, utilize uma toalha para a retirada dos resíduos de massa. Isso deve ser feito imediatamente, pois os restos do produto podem aderir à lataria.
8 – Cera
Chegou a hora de encerar a área. A cera funciona como selante da pintura. Aplique o produto com uma máquina orbital de polimento;
9 – Último banho
Para encerrar, lave mais uma vez a área reparada. Veja se todos os riscos foram realmente removidos;
10 – Dica final
Como forma de preservar a pintura e riscos na pintura, tenha especial cuidado com a chuva, pois ela contém elementos abrasivos. O ideal é após parar de chover, o proprietário jogar sobre o carro água da torneira. Isso vai ajudar na retirada desses agentes corrosivos. Lembre-se que, caso esses riscos sejam muito profundos..
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