Manual sobre correias – Parte 1
Se existe uma coisa que o consumidor final gosta é de receber um excelente atendimento, principalmente quando o assunto é seu carro. Não é à toa que as marcas, as fábricas e oficinas mecânicas preferidas são aquelas que transmitem mais segurança e priorizam informações claras quanto a seus produtos e serviços.
Assim como o óleo, pastilhas de freio e amortecedores, as correias automotivas, utilizadas no motor, também sofrem desgastes e devem ser substituídas antes de comprometer o funcionamento do veículo.
As correias do motor são os componentes que fazem as engrenagens funcionarem. Essa informação é básica, mas já dá uma boa ideia da dimensão que tem para o veículo o trabalho correto desses itens. E é pensando na importância das correias que o Brasil Mecânico traz um manual elaborado pela Dayco, referência no assunto, para ajudar um pouco você, reparador mecânico.
O rompimento de uma correia dentada gera o empenamento das válvulas em razão do choque com pistões. A troca dentro das quilometragens indicadas custa em média 8 vezes menos que a reparação dos danos gerados por uma eventual quebra da correia.
A troca preventiva das correias deve ocorrer entre 40 e 50 mil km. Consulte sempre o manual do veículo.
E se o passo a passo da troca das correias deve ser, apesar de trabalhoso, um processo totalmente assimilado pelo reparador, é fundamental também que entenda o funcionamento de cada correia para passar segurança ao cliente sobre o seu trabalho. Afinal, tão importante quanto o serviço bem executado pela oficina, é a confiança do dono do carro.
Controle periódico das correias
Os controles periódicos das correias do seu carro, assim como a manutenção preventiva, podem evitar muitas preocupações desnecessárias. Cada carro possui em seu manual de instruções a quilometragem indicada para a troca, porém alguns fatores podem ajudar no diagnóstico para a reposição.
Aspecto visual da correia.
Histórico de manutenção do veículo, última troca da correia.
Se os tensionadores foram substituídos na última troca.
Condições de uso são severas?
Em caso de dúvida, não hesite em substituir a correia, pois os gastos posteriores gerados por uma má aplicação ou um retardamento de aplicação com certeza serão muito maiores que o custo da reposição.
Comments are closed