Assim como ocorre com o mercado de duas rodas nacional, o ranking das motocicletas mais vendidas por meio da OLX é dominado por marcas e modelos de origem japonesa. É o que aponta o mais recente levantamento da empresa, considerada uma das maiores plataformas online do país referente à compra e venda de motos.
Honda e Yamaha encabeçam listas das dez marcas e modelos mais negociados na plataforma
“A OLX é um reflexo do mercado brasileiro, o que explica o predomínio das motocicletas de marcas japonesas entre as mais negociadas na plataforma. No ano passado, considerando os dez modelos mais vendidos, tivemos a liderança de uma única marca nipônica, com mais de 85% de participação no volume total de motocicletas negociadas com a ajuda da plataforma OLX”, explica Flávio Passos, vice-presidente de Autos e Comercial da OLX.
A Honda domina a lista com nada menos que sete dos 10 modelos mais vendidos em 2020 (confira a tabela abaixo). A também japonesa Yamaha é representada no ranking, com três modelos.
Vendas | ||
Modelo | % | |
1º | Honda CG 150 | 27 |
2º | Honda CG 125 | 20 |
3º | Honda Biz 125 | 12,7 |
4º | Honda NXR 150 | 7,6 |
5º | Yamaha YBR 125 | 7,2 |
6º | Honda CB 300 | 7 |
7º | Honda XRE 300 | 6,8 |
8º | Honda CBX 250 | 4,3 |
9º | Yamaha Fazer 250 | 3,7 |
10º | Yamaha XTZ 250 | 3,6 |
Nessa lista das 10 marcas líderes em vendas, a Honda também lidera com folga, com 69% de participação no total. Na 2ª e 3ª colocações do ranking estão as também nipônicas Yamaha e Suzuki, com 18,6% e 4% de participação, respectivamente. A fabricante de origem chinesa Shineray vem na sequência, na 4ª posição, com 2%; seguida pela brasileira Dafra, em 5º lugar, com 1,9%.
A Kawasaki, também de origem japonesa, surge na 6ª posição, com 1,6% de participação; seguida pela alemã BMW Motorrad (1%) e pela brasileira Kasinski (0,7%), cujas atividades se encerraram em 2014. A norte-americana Harley-Davidson e a brasileira Sundown fecham o ranking, ambas com 0,6% de participação. A Sundown interrompeu sua produção em 2011. Confira a tabela abaixo.
Vendas | ||
Modelo | % | |
1º | Honda | 69 |
2º | Yamaha | 18,6 |
3º | Suzuki | 4 |
4º | Shineray | 2 |
5º | Dafra | 1,9 |
6º | Kawasaki | 1,6 |
7º | BMW Motorrad | 1 |
8º | Kasinski | 0,7 |
9º | Harley-Davidson | 0,6 |
10º | Sundown | 0,6 |
Confira as principais dicas para a negociação de motocicletas em plataformas online:
1 – Evite Intermediários – Ao entrar em contato com o vendedor, evite negociações com terceiros. Fique atento e desconfie se o vendedor estiver muito apressado, nervoso ou impaciente para fechar o negócio. Não tenha receio de tirar qualquer dúvida sobre a motocicleta e prefira sempre negociar por meio do chat da plataforma, concentrando a conversa em um único canal.
2 – Levante Informações – Certifique-se de que o vendedor é o proprietário legítimo da moto. Você pode verificar as informações do veículo no DETRAN. Aproveite também para verificar, pelo Renavam, informações sobre multas e situação do IPVA. Seja cuidadoso com contratos de consórcios e prestações. Pesquise a documentação e o histórico da empresa envolvida.
3 – Pagamento – Evite realizar qualquer tipo de depósito antecipado (pagamento de entrada) sem antes ver a moto, conferir se está em bom estado e com todos os acessórios anunciados, certifique-se que a conta bancária fornecida é a mesma da pessoa com a qual está negociando.
4 – Excessos de facilidades – Desconfie de valores muito abaixo do mercado. Esteja atento se o vendedor alegar que ganhou a motocicleta em uma promoção/sorteio, que é ex-funcionário de uma empresa, ou se diz trabalhar nas fabricantes e que, a partir disso, conseguiu a moto mais barata.
5 – Segunda opinião – Ao identificar uma moto de seu interesse, peça uma segunda opinião a pessoas de sua confiança e, se possível, alinhe com o proprietário uma revisão com um mecânico antes de concluir a negociação.;
Sobre a OLX Brasil
No Brasil desde 2010, a OLX Brasil tem a missão de empoderar as pessoas a alcançarem seus sonhos, reinventando o modelo de consumo. A empresa é 100% digital e faz isso por meio de tecnologia desenvolvida localmente, ajudando seus usuários a comprar e vender quase tudo de maneira rápida, segura e conveniente. Ao encorajar o reuso, a OLX Brasil contribui com a redução de lixo, de emissões de CO2 e incentiva o uso de recursos naturais, dando aos itens segunda, terceira e até uma quarta vida.
Com a aquisição do Grupo ZAP, concretizada em novembro de 2020, a OLX Brasil passa a contar com duas unidades de negócios: OLX, que segue operando como plataforma horizontal com as categorias de Autos, Imóveis, Bens de Consumo, Empregos e Serviços, além da carteira digital OLX Pay; e ZAP+, totalmente focada em imóveis e responsável pelas marcas ZAP, VivaReal, Data ZAP, Anapro, Inc Pro, Geoimovel, Imobilinks, Conecta Imobi e ZAP Fin. O ZAP+ também passa a comercializar todos os produtos de imóveis das diferentes marcas do grupo.
A aquisição envolveu a compra de 100% das ações do Grupo ZAP. Os acionistas da OLX Brasil continuam sendo os dois dos principais grupos globais de mídia e investimento em marketplaces: Prosus N.V. (50%), listada na bolsa de Amsterdam e majoritariamente controlada pela Naspers Ltd, e Adevinta ASA (50%), listada na bolsa de Oslo e controlada pelo grupo norueguês Schibsted.
Fonte: [email protected]
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