Recomendados por montadoras, especialistas e apaixonados por aditivos dos combustíveis, os combustíveis aditivados limpam, protegem e trazem mais performance e rendimento para o motor. O uso contínuo evita o acúmulo de partículas que podem prejudicar o desempenho, o que reflete em um veículo com menos problemas a médio e longo prazo.
“Para o motorista usufruir de todos os benefícios dos aditivos, o indicado é que o abastecimento com estes combustíveis seja frequente. A gasolina aditivada precisa de 3 a 5 tanques para limpar o motor por dentro. O uso contínuo mantém as peças do motor limpas e livres de problemas”, aconselha Gilberto Pose, especialista em combustíveis da Raízen, licenciada da marca Shell. Pose explica quais são os “ingredientes” básicos dos aditivos encontrados nos combustíveis e como eles atuam no motor do seu veículo.
Detergentes e dispersantes
Os aditivos possuem detergentes que dissolvem os resíduos formados naturalmente com o tempo a partir dos vapores liberados pelos lubrificantes. Estes vapores depositam-se nas válvulas de admissão e na ponta dos bicos injetores, podendo prejudicar o bom funcionamento do motor. Os detergentes presentes nos combustíveis aditivados também previnem a formação de novos depósitos.
“Sem acúmulo de resíduos, a passagem do combustível no interior do motor flui melhor e com um fluxo correto, refletindo em uma melhora na performance e desempenho dos veículos”, explica Pose. E os dispersantes fracionam os resíduos em partículas microscópicas para que não ocorra bloqueio nos filtros de combustível.
É importante frisar que esses detergentes são específicos dos aditivos de combustíveis, desenvolvidos especialmente para veículos. Adicionar detergente comum, de cozinha, ao combustível do seu automóvel irá danificar seu motor
Lubrificantes
Os aditivos também possuem ativadores de lubricidade, que protegem as partes internas do motor, como os pistões, para que se movimentem mais suavemente, reduzindo o gasto de energia. “Os combustíveis aditivados da família Shell V-Power possuem a tecnologia FMT, Friction Modification Technology. Essa proteção extra nas peças do motor reduz o atrito, evitando maiores desgastes e perda de potência”, diz Pose.
Tecnologias exclusivas
As redes de postos de abastecimento oferecem opções de gasolina, etanol e diesel aditivados, sendo que cada distribuidora tem uma fórmula específica dos aditivos que são misturados aos combustíveis comuns.
“Os aditivos de cada rede têm uma característica própria, uma identidade exclusiva. Embora os combustíveis comuns sejam semelhantes em todos os postos de qualidade, as versões aditivadas oferecem benefícios diferentes”, explica Pose. “Nos postos Shell, os combustíveis Shell V-Power possuem a tecnologia exclusiva Dynaflex, que traz mais performance e rendimento, agindo em altas e baixas rotações do motor, seja no anda e para das cidades ou na fluidez das estradas. Ela é ideal para qualquer tipo de veículo, desde os movidos a gasolina e os flex, até os de baixa ou alta potência, de 2 ou 4 tempos”, detalha Pose.
Corantes
Para que o motorista possa identificar se o combustível que está sendo abastecido é comum ou aditivado, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão que regulamenta o setor, especifica que cada tipo de combustível tenha uma coloração diferente. “Os corantes adicionados têm apenas função indicativa e não alteram as características ou a qualidade dos combustíveis”, tranquiliza o especialista.
Segundo as normas da ANP, o etanol comum deve ser incolor e a gasolina comum deve ter coloração entre incolor e amarelada. Já a versão aditivada recebe corantes específicos em cada distribuidora, como verde ou vermelha. “Para os combustíveis aditivados, a ANP não permite apenas o uso de corante azul, que é utilizado em combustíveis de aviação, ou laranja, que é destinado para situações especiais”, esclarece Pose.
Comments are closed