O Brasil Mecânico traz algumas dicas do Clube das Oficinas para você que trabalha com solda tipo MIG/MAG na sua oficina. É importante se manter sempre atualizado para ter a certeza da realização de um trabalho bem feito e clientes sempre satisfeitos.
- Durante essa regulagem, utilize todos os EPIs relacionados ao processo de soldagem.
- A regulagem em ampères dependerá da espessura das chapas a serem soldadas e da velocidade de deposição do arame.
- Caso a solda utilize uma quantidade de ampères superior à necessidade, poderá ocorrer uma maior penetração do eletrodo, a ponto de perfurar a chapa durante a soldagem.
- Para a regulagem com pouca corrente em ampères, o resultado pode ser o desprendimento entre as chapas e pouca penetração do eletrodo.
- Se possível, use um pedaço de chapa da mesma espessura e material para testar a regulagem antes de soldar na peça a ser reparada.
- Para evitar erros nessa regulagem da máquina de solda, é importante que as chapas a serem soldadas estejam limpas e isentas de impurezas e oxidações.
- Quanto à regulagem do gás: você pode ter formação de porosidade caso a quantidade de gás seja insuficiente. Geralmente a regulagem ideal fica entre 8 e 12 Nl/min, dependendo do ambiente.
Você sabia? A máquina de solda do tipo MIG/MAG precisa de regulagens quanto à amperagem, ao avanço do arame e à quantidade de gás de proteção liberado durante o processo.
Comments are closed