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Problemas mais comuns na Black Friday 2022

Confira as orientações da FecomercioSP sobre tudo o que gera conflito na data e as práticas obrigatórias

24 de novembro de 2022 – A Black Friday já está incorporada no calendário de compras, com ofertas muitas vezes mais atrativas do que as natalinas. Sendo assim, as pequenas empresas podem lucrar com o evento se souberem evitar os problemas que mais geram conflitos com o cliente. Há também muitas práticas essenciais que precisam ser seguidas para que as vendas não esbarrem nos direitos dos consumidores. 

Neste sentido, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) elaborou algumas diretrizes que podem facilitar a jornada dos comerciantes na Black Friday 2022.

Apesar de serem contratempos de longa data no Brasil, alguns dos itens a seguir ainda estão entre as principais reclamações registradas no Procon: 

  • – maquiagem de preços, falsos descontos, promoções enganosas; 
  • – aumento de preços antes da Black Friday, seguido de redução enganosa no dia do evento;
  • – alto custo do frete para compensar o desconto;
  • – divergência entre o preço ofertado ao cliente e aquele que aparece na finalização da compra;
  • – problemas para finalizar a venda pelo site, ou mesmo por causa de falha no sistema na loja física;
  • – indisponibilidade do produto anunciado;
  • – cancelamento de pedidos efetivados sem qualquer justificativa;
  • – site instável/congestionado e página bloqueada;
  • – produto ou serviço entregue diferente do adquirido;
  • – mercadoria incompleta ou danificada;
  • – falta de nota fiscal/comprovante de compra não encaminhado por e-mail;
  • – loja que não aceita boleto bancário ou débito em conta.

Confira, as práticas essenciais para evitar “dores de cabeça” na hora de vender no site da FecomércioSP

FecomércioSP

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