Jurid destaca como evitar ruídos depois da troca das pastilhas de freio
14 de março de 2023 — Jurid destaca como evitar ruídos depois da troca das pastilhas de freio, além do assentamento correto das pastilhas.
Primeiramente a troca das pastilhas de freio exige cuidados que envolvem todo o sistema com vários componentes, entre eles, disco e pinça, que precisam ser avaliados. A Jurid do Brasil destaca procedimentos que evitam o ruído, após a substituição das patilhas de freio.
Verificação dos componentes
Ademais os componentes devem ser verificados e realizada a troca em caso de desgaste. Como é o caso do disco de freio que precisa estar com a superfície plana, livre de ondulações e rebarbas. Do contrário, há necessidade de avaliar se é possível fazer a retificação ou se é necessário efetuar a troca, dependendo do nível de desgaste.
Disco de freio
Em segundo lugar outro ponto do disco de freio é que a peça deve estar 100% limpa e isenta de resíduos contaminantes, podendo espelhar o material de atrito da pastilha. A limpeza pode ser feita com álcool isopropílico ou detergente neutro, nunca utilizar produtos derivados de petróleo como gasolina, thinner, etc.
Pinos deslizantes da pinça de freio
Em terceiro lugar há o cuidado com os pinos deslizantes da pinça de freio que devem ser lubrificados para garantir a boa movimentação da pinça na frenagem. Preferencialmente, a recomendação é usar lubrificantes específicos para pinça de freio que suportem, no mínimo 600°C, para não derreter.
A pinça, quando lubrificada com um produto adequado, como o BL-20, da marca Jurid, evita o desgaste das peças, ressecamento das borrachas e travamentos que podem resultar no espelhamento do material de atrito da pastilha por superaquecimento, além de acelerar a vida útil das pastilhas.
Assim sendo também é necessário verificar se existem folgas excessivas nos componentes do sistema de freio como nos pinos deslizantes e no cavalete da pinça. Assim também folgas ocasionam vibrações e, consequentemente, ruídos.
Por fim após a realização de todos esses procedimentos citados acima, o reparador precisa fazer o assentamento correto das pastilhas de freio que acabam de ser instaladas para prevenir ruídos indesejáveis. Para isso, é necessário fazer de 30 a 40 frenagens suaves em velocidade abaixo dos 60 km/h. Frenagens bruscas em alta velocidade em pastilhas, ainda em processo de assentamento, também podem espelhar a superfície do material atrito da pastilha de freio.
Jurid do Brasil
Verso Comunicação e Assessoria de Imprensa
Comments are closed