fbpx
Bosch impulsiona o uso da inteligência artificial

Da pesquisa à aplicação: Bosch impulsiona o uso da inteligência artificial. Especialistas em IA trabalham em casos de uso para modelos de fundação.

28 de junho de 2023 – A Bosch continua a definir o ritmo no uso da inteligência artificial: nos últimos cinco anos, a empresa registrou pedidos de patentes para mais de mil invenções de IA, tornando-se uma das principais requerentes de patentes de IA na Europa.

Desenvolvimentos tecnológicos recentes na área de IA generativa, que são conhecidas como modelos de fundação (como o ChatGPT) também oferecem à Bosch oportunidades inteiramente novas. Esses modelos são capazes de gerar conteúdo como código de software, texto, imagens e música.

O que os torna especialmente poderosos em comparação com os modelos anteriores de IA é que eles são treinados em grandes quantidades de dados e essa amplitude e volume de informações permitem que os modelos de fundação sejam traduzidos entre idiomas, por exemplo, e trabalhem nas tarefas de maneira estruturada.

“Os avanços tecnológicos estão abrindo um novo capítulo na área de IA”, diz Tanja Rückert, membro da direção mundial e Chief Digital Officer do Grupo Bosch. “Esse progresso influenciará quase todas as áreas da sociedade, bem como os processos nas empresas. Queremos explorar esse potencial para a Bosch – tanto para nossos clientes quanto para nossos colaboradores”.

É por isso que a Bosch, atualmente, tem especialistas em IA, tanto em pesquisa quanto nas divisões, analisando as aplicações específicas que esses novos modelos de IA oferecem à empresa. Um exemplo é o próprio banco de dados da organização, que armazena as entradas de acordo com os termos de pesquisa: quanto menos precisa for a palavra-chave pesquisada, menos preciso será o resultado da pesquisa e vice-versa.

Uma solução baseada em IA generativa procuraria – e encontraria – informações muito mais rapidamente e, o mais importante, de forma mais abrangente, isso permitiria um acesso mais fácil e um uso mais completo do conhecimento que já existe dentro da empresa.

A pesquisa baseada em IA é um dos cerca de 60 casos de uso em potencial em torno de modelos de fundação que estão atualmente sendo revisados e que a empresa planeja implementar se a avaliação for positiva.

Bosch traz aplicações de IA mais rápido do que o planejado

“Nos últimos anos, a Bosch fez um bom progresso no desenvolvimento da IA em suas divisões e em suas localidades em todo o mundo”, diz Rückert. “Estamos trazendo IA para nossas aplicações de forma rápida e bem-sucedida. Estamos fazendo um bom progresso aqui”.

Antes do final deste ano, todos os produtos e soluções devem conter IA ou ter sido desenvolvidos ou fabricados com sua ajuda. A empresa originalmente estabeleceu essa meta para 2025, mas, agora, está no caminho certo para alcançá-la dois anos antes. Isso se deve, também, a mais de 300 pesquisadores de IA que atualmente estão trabalhando no desenvolvimento de novos métodos de IA na Bosch.

Há um estreito contato entre a pesquisa e as unidades de negócio sobre isso. Ademais, a empresa está buscando políticas personalizadas de recursos humanos (RH) e treinamento: em 2019, um programa de capacitação em IA foi lançado sob a liderança da área de pesquisa da Bosch. Até o momento, 26.500 colaboradores concluíram este programa, que inclui formatos de treinamento em três níveis diferentes para gerentes, engenheiros e usuários de IA.

“Os cursos desempenham um papel importante em proporcionar conhecimentos de IA para todas as áreas da empresa”, diz Thomas Kropf, chefe de pesquisa da Bosch.

A Bosch também estabeleceu fortes parcerias com algumas das principais instituições globais, como a renomada Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, e expandiu continuamente seu portfólio de patentes no campo da inteligência artificial ao longo dos anos.

Um bilhão em vendas de inteligência artificial

A IA tem sido um motor de progresso e crescimento há algum tempo. De acordo com a consultoria PWC, o PIB da Alemanha pode aumentar 11% até 2030. A Tractica projeta que as vendas globais aumentem para cerca de 31 bilhões de dólares em 2025. As principais razões são consideradas a maior produtividade e eficiência que as soluções de IA possibilitam. Nos próximos anos, a Bosch também quer que suas vendas de produtos habilitados para IA atinjam a marca de um bilhão de euros.

“Consideramos a inteligência artificial, em combinação com a conectividade do produto, como uma tecnologia-chave e um impulsionador do progresso em nossa sociedade. Nosso principal objetivo é que a IA beneficie as pessoas”, diz Rückert.

A Bosch está focada em IA industrial, em outras palavras, algoritmos inteligentes combinados com experiência de domínio em transporte, produção e construções. A empresa está aplicando seus próprios pontos fortes na fabricação de objetos físicos complexos e combinando-os com seus muitos anos de experiência na área de IA.

Isso contrasta com as empresas de TI dos EUA e da China, que estão usando a IA principalmente para construir um modelo de humanos e seu comportamento. As aplicações potenciais das soluções baseadas em IA são múltiplas: na fabricação de chips, por exemplo, a IA ajuda a detectar anomalias.

O processamento de imagens baseado em IA permite a inspeção óptica automatizada de semicondutores. Ao mesmo tempo, a IA gerencia os fluxos de material de modo a obter uma utilização ideal do maquinário de produção dos componentes.

As tecnologias de IA também são fundamentais para fazer com que a nova fábrica de semicondutores em Dresden (Alemanha) se torne a planta mais eficiente do mundo. Câmeras inteligentes e sensores ajudam a detectar incêndios em um estágio inicial, enquanto em carros, sistemas de assistência inteligentes ajudam a prevenir acidentes.

IA na Bosch Brasil

O portfólio da Bosch no Brasil já conta com diversas soluções que contém inteligência artificial, como a recém-lançada Solução de gestão de pneus. Apenas com a câmera do celular, a tecnologia analisa o status do pneu para a tomada da melhor decisão, como alinhamento, calibragem etc. Essa automação no processo proporciona melhor aproveitamento da vida útil do pneu, redução dos custos e gastos com combustível. Além do fato da agilidade e digitalização para um processo que atualmente é totalmente manual.

Em videomonitoramento, o VSaaS, serviço preditivo e personalizado, possibilita o monitoramento, gerenciamento, gravação e reprodução de imagens hospedadas diretamente na nuvem a partir de qualquer lugar por meio de smartphone, tablet ou computador. O sistema funciona com câmeras IP inteligentes da Bosch e de terceiros, oferecendo análise de vídeo de ponta, graças à Inteligência Artificial integrada, que auxilia na detecção de situações predefinidas de forma autônoma e aciona o serviço de gerenciamento de alarme baseado em nuvem. Se necessário, o serviço de nuvem alertará os usuários para que tomem as medidas apropriadas. No entanto, um alarme real ainda pode-se acionar com base nas aplicações do cliente.

A Bosch também levou a IA para o agronegócio. O Bosch IPS, solução de plantio inteligente, é um sistema que atua em plantadeiras para otimizar a dosagem de sementes e fertilizantes. Relaciona a taxa de aplicação, fixa ou variável, por meio de um mapa de prescrição com a velocidade e posição da máquina em tempo real. O programa é capaz de controlar individualmente cada um dos dosadores da máquina. Por meio de IA, IoT e GPS aliados ao agricultor, é possível atingir uma maior produtividade e eficiência no campo, economia de insumos, etc.

Mídia Bosch

Comments are closed