Manual sobre correias – Parte 3 – Correias Poly V
Chegamos em mais uma edição de nosso tutorial sobre correias. Desta vez, nosso assunto será: Correias Poly V. Fique atento e faça um ótimo trabalho em sua oficina!
Correias Poly V
Foi introduzida no mercado em 1979, possui a mesma função da Correia em V, porém é destinada a novas tecnologias de transmissão de força.
Tem a capacidade de agregar mais acessórios e trabalhar acionando outros componentes, tais como:
> Alternado
> Ar condicionado
> Direção Hidráulica
> Bomba D`agua
Características
> Transmissão tipo serpentina
> Transmissão pelo dorso da correia
> Flexibilidade
> Trabalha com polias de diâmetros menores
> Elevadas velocidades de trabalho
> Melhor tração com as polias
Este tipo de correia é composto por:
• Cordonéis de poliéster – Componente responsável pela resistência da correia.
• Capa superior em borracha – Tem a função de proteger os cordonéis.
• Núcleo em composto de borracha – Tem a função de transmissão de força.
Problemas e Soluções
Desgaste do dorso: Geralmente causado pelo travamento do rolamento.
Solução: Ao substituir a correia verifique sempre os tensionadores.
Desgaste irregular: Ocorre quando a correia trabalha em contato com elemento estranho.
Solução: Ocorre quando a correia trabalha em contato com elemento estranho.
Ruptura dos ribs: Ocorre quando a correia trabalha com tensão baixa ou polias gastas.
Solução: Aplicar a tensão correta e verificar o estado das polias.
Desgaste lateral: Ocorre quando a correia trabalha com os componentes de transmissão desalinhados.
Solução: Substituir a correia e verificar o perfeito alinhamento das polias e tensionadores.
Corte nos Ribs: Ocorre quando a correia trabalha desalinhada ou com elemento estranho no sistema de transmissão.
Solução: Limpeza das polias e verificar o perfeito alinhamento.
Desprendimento de partes dos ribs: Pedaços de borracha que se soltam da correia, causado principalmente por excesso de tensão, aquecimento ou contaminação.
Solução: Verificar a existência de vazamento no motor. Substituir a correia, verificando a tensão correta e o estado das polias e tensionadores.
Trincas: Podem ser causados pelo excesso/falta de tensão, quando apresentadas com características de profundidade. Podem também demonstrar o fim da vida útil da correia, quando apresentadas com distâncias regulares e tamanho pequeno.
Solução: Substituir a correia e verificar a tensão correta.
O Brasil Mecânico espera ter lhe ajudado a entender um pouco mais sobre as correias Poly V, seus problemas e soluções. Na próxima edição, temos mais um interessante material. Nosso tutorial seguirá com: Correias Sincronizadoras. Não perca!
Comments are closed