Existem milhares de oficinas disponíveis no mercado prontas para atender a enorme frota de carros que só parece aumentar no Brasil. Com tantos veículos nas ruas, o que não falta é clientela, mas isso não significa que a sua oficina precisa ficar estagnada no tempo, apenas esperando pela chegada dos consumidores. É preciso ser proativo e usar algumas ferramentas e práticas para se destacar da concorrência.
Conheça agora alguns diferenciais que podem ser implantados na sua oficina para atrair mais clientes e oferecer um serviço de qualidade:
Campanhas e promoções
Se existem milhares de oficinas espalhadas por aí, como encontrar a melhor? Sem publicidade, não há chances de destaque, por isso, invista em maneiras de divulgar sua marca. Seja na internet ou nas mídias tradicionais, a velha máxima que diz que a propaganda é a alma do negócio ainda vale. Promoções são ótimas oportunidades para combinar anúncios com atração de público. Realize algumas ofertas, faça campanhas de venda e observe como esse tipo de ação de marketing atrai clientes.
Branding
No dicionário do marketing, branding significa o conjunto de técnicas e ações que têm como objetivo principal a construção de uma marca (e a manutenção dos seus valores e simbologia no imaginário do público). Ter uma marca forte é muito importante para que os clientes associem o serviço com a sua oficina de forma quase automática.
Investir nesse trabalho de branding pode parecer coisa de empresa grande, mas pode fazer toda a diferença em um nicho de mercado que não costuma investir muito em ações de marketing.
Serviços variados
Quem precisa levar o carro para arrumar sabe que não existe nada mais cansativo do que consertar o motor em uma oficina, a suspensão em outra e o radiador em uma terceira. Concentrar uma boa oferta de diversos serviços faz com que seu cliente veja seu empreendimento como uma verdadeira central automotiva, onde ele poderá resolver todos os seus problemas — ou, pelo menos, a maioria deles.
Além disso, oferecer um catálogo mais amplo de serviços pode atrair mais clientes e uma fatia maior de mercado e mais variados públicos. Desde quem quer uma revisão completa até quem só precisa de uma troca de óleo.
Treinamento e capacitação profissional
Profissionais dedicados que conhecem os serviços, sabem lidar com público e têm conhecimento para resolver as demandas do dia a dia são cada vez mais difíceis de encontrar. É preciso investir em formação profissional e no treinamento da sua equipe em funções específicas (os famosos serviços credenciados). Um profissional bem formado resolve problemas com eficiência e garante a satisfação de cada um dos seus clientes. Ter uma boa equipe de mecânicos, portanto, pode ser uma das melhores publicidades para a sua oficina!
Presença nas redes sociais
Como qualquer outro negócio que quer sobreviver a essa nova era, é preciso levar a sua oficina também para o mundo virtual para estar perto do seu público. Invista um pouco do seu tempo para criar páginas de negócios nas redes sociais e movimentar a interação com seus clientes.
O brasileiro passa muito tempo do seu dia conectado à internet — bem mais do que andando pelas ruas da cidade, por exemplo — e isso significa que ficar de fora dos meios digitais pode ser uma péssima estratégia de negócios!
Manter uma oficina e atrair mais clientes não é uma tarefa fácil, mas algumas práticas simples e de baixo custo podem ser adotadas para diferenciar o seu negócio da concorrência.
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