fbpx

A redução de custos de um empreendimento é parte essencial do seu processo de crescimento. Além de evitar desperdícios, trabalhar sobre itens que possam gerar um aumento na margem de lucro é uma estratégia obrigatória para quem quer subir mais um patamar no mercado de serviços automotivos.
Porém, nem tudo é tão simples como encontrar torneiras pingando e consertar o problema. É preciso ter conhecimento sobre certos conceitos de gestão de negócios para que você realize esse processo com segurança e assertividade.
Por isso, reunimos aqui 6 dicas que vão te ajudar a reduzir os custos na sua oficina sem ter dores de cabeça. Confira!

1. Controle bem o estoque

Com o passar do tempo, o estoque passa a precisar de reposição e a demora pode gerar prejuízos, como atraso de entrega de serviços e, consequentemente, recebimento.
Porém, excesso de peças em estoque também é dinheiro parado. Por isso, faça um bom estudo do fluxo de peças que costuma entrar e sair para que você defina um planejamento individual de reposição de cada uma delas.

2. Elimine o desperdício

Energia elétrica, água, materiais de escritório etc. São muitos os itens que podem gerar desperdício. Por isso, fique atento e treine os funcionários para utilizarem os recursos com consciência. Dessa forma, você se certifica de que não há prejuízos gerados por maus hábitos dentro da empresa, assim como cria um ambiente mais saudável para todos.

3. Invista em bons profissionais

Ao investir na contratação de bons profissionais, você garante o oferecimento de um bom serviço aos seus clientes, além de enfrentar menos obstáculos ao implantar políticas dentro da empresa, tais como eliminar desperdícios, manter o ambiente organizado, cuidar bem dos equipamentos etc.
Botando na ponta do lápis, você verá que muitas vezes essa estratégia faz compensar até pagamento de salários mais altos, ao passo que garante um retorno financeiro com economia em outros aspectos da sua oficina.

4. Otimize os processos

Fique atento a possíveis gargalos nos processos realizados em sua oficina. Por exemplo, possuir um único mecânico para realizar um trabalho que é muito solicitado pode causar uma fila de espera indesejada.
Portanto, a distribuição adequada de responsabilidades e organização do ambiente de trabalho é um bom começo para fugir desse problema.

5. Aproveite os bons momentos do mercado

Em épocas de maior entrada de dinheiro, aproveite para investir em equipamentos de maior qualidade e que gastem menos. Reduzir a frequência dos problemas com máquinas e diminuir o consumo de energia aumentará a margem de lucro rapidamente.

6. Invista no aperfeiçoamento da gestão de negócios

É essencial que você separe parte do seu tempo para estudar novos conceitos e estratégias para gerenciar seu negócio. Fique ligado nas notícias sobre a área de serviços automotivos e busque estar atualizado sobre o que há de novo no mercado.

Invista em treinamentos e cursos profissionalizantes em gestão de negócios para aumentar suas capacidades e você terá uma maior facilidade para lidar com o planejamento de gestão da sua oficina.
Fazendo isso, você se torna mais ágil e passa a otimizar seu tempo na execução de tarefas da sua oficina, além de realizar as dicas dadas acima com mais segurança e tranquilidade.
Não há estratégia melhor do que saber previamente quais os gastos e desenvolver uma previsão dos lucros. Com isso, sua empresa continuará crescendo constantemente!

Fonte: Chiptronic

Categories:

Comments are closed