Manual sobre correias – Parte 6 Correias Elásticas
O Brasil Mecânico, o jornal da Reparação Carioca, chega a mais uma edição e continuamos abordando todos os aspectos que envolvem os diversos tipos de correias automotivas. Já falamos sobre as características, componentes, defeitos e soluções para Correias Dentadas, Correias Poly V, Sincronizadoras e agora, no nosso sexto capítulo desse tutorial, falaremos sobre Correias Elásticas.
Trazemos todas as informações sobre sua utilidade, seus componentes, defeitos mais comuns e como repará-los. Fique atento em mais um material da Dayco, fabricante de correias automotivas, que trazemos para você!
Correias Elásticas
Correias elásticas ou ela-belts são desenvolvidas para sistemas compostos de 2 a 4 polias que não necessitam da utilização de tensionador automático. Estas correias, bem como os sistemas onde são utilizadas, foram especialmente desenvolvidas junto às montadoras para ter a capacidade de auto ajuste da tensão durante a vida útil da correia.
Esse tipo de correia é composto por:
- Dorso da Correia em EPDM;
- Cordonéis com módulo de elasticidade único em Poliamida;
- Corpo da correia em EPDM com fibras;
Características
- Simplificação do sistema de transmissão;
- Garante menor custo de manutenção e instalação;
- Redução do peso do motor devido à eliminação de alguns componentes;
- Permite autocontrole da tensão;
- O processo inovador de sua produção e sua composição;
- Garantem a instalação em distâncias menores entre centros fixos;
- Dispensa o uso do tensionador nos motores com essa tecnologia aplicada;
- Produto com tecnologia exclusiva e não substituível por outro tipo de correia;
- Ferramenta especial de instalação acompanha o produto;
- Melhor relação custo-benefício;
- Maior cobertura de linha;
- A mesma qualidade e rigor de produção de todos os produtos Dayco.
Dicas e cuidados para a montagem
Ferramentas para instalação
- É descartável;
- Serve somente para a aplicação da peça especificada na embalagem;
- Vem dentro da embalagem de Correias Elásticas.
Procedimento de instalação
- Siga corretamente as instruções de instalação no verso da embalagem;
- Não reutilize as correias removidas;
- Você poderá utilizar uma das duas opções de ferramentas para instalação, a descartável ou a universal.
Espero que tenham aproveitado as informações e as dicas. Lembre-se que entendendo melhor o funcionamento do equipamento, fica mais fácil identificar os problemas e saber como corrigí-los.
Próxima edição:
Na edição de novembro, o Brasil Mecânico retorna com mais informações sobre Correias. Dessa vez, o tema abordado vai ser um pouco diferente. Vamos começar a falar sobre Tensionadores e Polias, que fazem parte do sistema de Correias. Até a próxima!
Edição de Novembro: Tensionadores e Polias – Parte 1
Comments are closed