Rangidos e estalos – Poucas coisas irritam mais do que não saber identificar de onde vêm certos ruídos no carro, se do interior ou da parte de fora.
E é sabido que quanto mais antigo é o veículo, maiores serão as chances dos indesejados barulhinhos aparecerem.
Alguns podem indicar falta de manutenção e, se não identificados e corrigidos os problemas, o motorista pode ter gastos desnecessários no longo prazo.
A primeira orientação para identificar ruídos no carro é redobrar a atenção antes mesmo de sair de casa.
“Checar com regularidade partes encaixadas do veículo desligado e na garagem é simples e toma pouco tempo.
O condutor pode verificar itens internos como a tampa do porta-luvas, a fixação do tampão da porta e do de cobertura do bagageiro, especialmente quando o veículo transita por buracos, lombadas e pisos irregulares”, comenta Gerson Burin, coordenador técnico do CESVI BRASIL, Centro de Experimentação e Segurança Viária, da MAPFRE.
Em casos em que os ruídos não são identificáveis, o especialista recomenda a avaliação por um profissional mecânico.
“Ao menos uma vez ao ano é interessante que o motorista dê uma volta com o veículo, junto ao seu mecânico de confiança, com o objetivo de obter uma análise mais técnica e contar com os ouvidos mais acostumados desses profissionais, que podem identificar os itens desgastados e evitar problemas de desempenho e segurança nas vias”, finaliza Burin.
Confira alguns dos barulhos mais comuns identificados pelos motoristas e previna-se de gastos desnecessários:
- Rangidos podem ser identificados no revestimentos das portas, painel dianteiro, peças de plástico e suspensão
- Apito é geralmente o tradicional ruído das pastilhas de um dos freios dianteiros – ou de ambos, que acontece devido ao uso excessivo;
- Estalos e grunhidos são geralmente causados pela suspensão do carro e indicam dano, fatos que geram problemas ainda maiores no veículo.
Comments are closed