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O que um reparador mecânico deve fazer para se destaca, conquistar clientes e se tornar referência.

Qualquer boa oficina mecânica depende de uma estrutura física adequada e gestão eficiente. Mas, o que realmente a credencia a se tornar referência é o tipo de profissional que ela emprega.

Além de estar apto para executar os serviços que oferece com precisão, preço e prazo, é fundamental que o reparador consiga trabalhar com planejamento adequado para entregar um trabalho de qualidade, que seja satisfatório aos clientes e traga lucros para a empresa.

Pensando nisso, o Brasil Mecânico selecionou 10 características que qualquer reparador eficiente precisa ter. Fique atento!

1 Organização

Qualquer lugar sujo e desorganizado assusta. Por isso, cabe ao reparador manter seu local de trabalho em condições para os clientes, o que transmite a sensação de um local mais seguro e eficiente. Eles poderão ter a nítida impressão que o carro deles não será bem tratado e fugir para a concorrência caso sua oficina não atenda padrões mínimos.

Para que isso não aconteça, reserve um período do dia para fazer a limpeza e a organização da sua oficina ou do local onde trabalha. O seu local de trabalho independe da limpeza feita por funcionários específicos que exercem essa função. Você vai perceber que, em um ambiente limpo e organizado, até a produtividade vai aumentar.

2 Saiba o que a oficina e os clientes esperam de você

Uma das partes mais importantes do serviço de reparação é saber o que vai fazer. Você precisa saber quais são suas limitações e no que é bom para poder se aprofundar e focar em determinados tipos de serviços que sejam seus diferenciais.

A partir disso, saberá exatamente o que seu patrão – caso tenha – e seus clientes esperam de você quando o procuram.

3 Conhecimento Técnico (O mais importante)

O sucesso do trabalho do mecânico depende diretamente dos conhecimentos técnicos que ele possui. Por isso, é importante ficar atento às mudanças do setor automobilístico, investir em cursos de atualização e descobrir maneiras mais simples de resolver os problemas de sempre.

4 Atendimento de Qualidade

Mais do que entregar um trabalho bem feito, é essencial saber como encantar os clientes para que eles retornem à sua oficina e também indiquem o seu trabalho para outros motoristas.
O atendimento de alta qualidade engloba diversos fatores, como atender com simpatia, esclarecer todas as dúvidas, cumprir com o combinado, oferecer vantagens para os clientes fiéis, dentre outras ações.

5 Preço Justo

Uma parte fundamental para o serviço do reparador é o quanto ele cobra pelo serviço. Por isso, você sendo ou não o dono da oficina, deve se manter atento a tudo que acontece ao seu redor. Saber quanto outros profissionais e oficinas da região cobram por determinado serviço é interessante para se manter de acordo com o que está sendo praticado.

Porém, isso não é só importante para o cliente e para a oficina. Saber os valores praticados vai ajudá-lo a se manter valorizado. Sabendo suas qualidades e o que está sendo adotado como padrão, poderá negociar os melhores vencimentos para você. Porém, lembre-se: custos exorbitantes não serão aceitos nem pela oficina, nem pelos clientes que passariam a ser os responsáveis por cobrir a defasagem.

Uma boa medida para formular um preço médio é levar em consideração custos com os materiais que são utilizados, o tempo necessário para cada tarefa e demais despesas relacionadas à manutenção da oficina, como salário de funcionários, água e luz, dentre outras.

* Seja ético na cobrança dos valores pelos serviços prestados. É comum que alguns profissionais cobrem valores mais altos quando percebem que o cliente não entende muito do assunto. Esse tipo de conduta prejudica a imagem de sua oficina e impede que os clientes retornem, já que eles geralmente buscam informações posteriores e acabam descobrindo que foram lesados.

6 Trabalhar com Tecnologia

Existem muitas formas de otimizar seus serviços em uma oficina mecânica por meio de soluções tecnológicas. A utilização de aparelhos como medidores, elevadores etc. é fundamental e economiza tempo e recursos da oficina e do profissional.

Portanto, é primordial que o funcionário se mantenha alinhado com as ferramentas tecnológicas que vão surgindo e que facilitam o dia a dia do reparador.

7 Manutenção de Clientes

Um dos maiores desafios de um mecânico é saber como atrair clientes para sua oficina. Para isso, é importante divulgar o seu negócio de diversas maneiras, como fazer anúncios em jornais de bairro, revistas especializadas e, também, usar as mídias eletrônicas e as redes sociais. Mas, isso só o afeta diretamente se você é o proprietário da oficina.

Para manter o cliente, entretanto, 90% dos esforços cabem ao mecânico. Um motorista retorna a uma oficina “mais ou menos” com um ótimo mecânico, mas sem dúvidas não retorna a uma oficina de ponta com um reparador ruim. Por isso, além de um preço competitivo, é importante entregar um serviço de qualidade e oferecer diferenciais que o destaquem da sua concorrência. Transparência durante o reparo, carro entregue no prazo e totalmente reparado são a receita para o seu sucesso como mecânico.

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