Veículos produzidos no brasil ainda ficam devendo em segurança

Com o resultado de zero estrela obtido pelo Chevrolet Onix, veículo mais vendido no Brasil nos últimos dois anos, surgiram mais comentários e aumento a, já existente, desconfiança nacional com relação à segurança nos carros comercializados em solo tupiniquim. A resposta da General Motors ao teste independente realizado pelo Latin NCap – que é referência em testes de segurança veicular – reacendeu a polêmica ao redor do que se faz para garantir a integridade dos ocupantes em caso de acidente.

A montadora alegou que “cumpre todos os requisitos” de segurança exigidos no Brasil para a comercialização de seus veículos. A resposta evidencia o descompasso do mercado brasileiro com os de países mais maduros nessa questão. Mesmo tendo adotado a obrigatoriedade de airbags frontais e freios ABS em 2014, o país ainda está atrás em termos de exigências de equipamentos de segurança.

Em levantamento feito pelo Auto Esporte, dos 10 modelos que figuraram entre os mais vendidos no Brasil no mês de abril, 5 são menos equipados aqui do quando vendidos nos Estados Unidos ou na Europa.

A lista inclui o campeão de vendas mundial, o sedã Toyota Corolla, os SUVs Honda HR-V e Jeep Compass, e os compactos Ford Ka/Ka+ e Renault Dacia/Sandero.

Outros 5 que não são oferecidos naqueles mercados tem ainda menos itens de segurança do que os modelos globais. É o caso do Onix e sua versão sedã Prisma, do Volkswagen Gol, do Fiat Mobi e do Hyundai HB20.

Argentina é mais exigente

Até a vizinha Argentina é mais dura com as montadoras. Lá já é exigida a fixação para cadeirinhas do tipo Isofix, mais prática e que conta pontos em avaliações como a do NCap.

Por ora, a lei só abrange modelos criados de 2016 em diante. Por isso, ela não se aplica ao Onix, que ainda é vendido sem o item tanto lá quanto no Brasil. Mas vale para o “novato” Mobi, que adotou o recurso no mercado argentino e o deixou de fora no brasileiro.

A partir do ano que vem, todos os carros novos serão obrigados a ter Isofix na Argentina. Também em 2018, esses veículos deverão sair de fábrica com controle de estabilidade, que evita derrapagem.

Ambas as exigências estão previstas no Brasil, só que com prazos mais longos. O controle de estabilidade primeiro deverá ser adotado em carros inéditos, daqui a 3 anos, e só em 2022 será obrigatório para todos os carros zero.

Também para 2020 está prevista a exigência do Isofix: ao mesmo tempo, os veículos serão obrigados a ter apoios de cabeça para todos os assentos e apenas cinto de segurança de 3 pontos. Diversas montadoras ainda usam o cinto abdominal, menos seguro, mas ainda legal, no assento do meio do banco traseiro, e “economizam” no apoio de cabeça nessa mesma posição.

Mais vendidos no Brasil e no mundo

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Chevrolet Onix (Mais vendido no Brasil)

Veículo mais vendido do país, o Onix não é comercializado nos mercados europeus nem nos Estados Unidos, no Brasil, dispõe dos itens de segurança obrigatórios por lei, como airbags frontais e freios ABS.

Mas não vai além – como oferecer mais airbags ou controles de tração ou estabilidade. Também não possui fixação Isofix para cadeirinhas.

A partir  de: R$ 41.690

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Toyota Corolla (Mais vendido no mundo)

O veículo mais comercializado em todo o mundo, apesar de ocupar categorias diferentes (categoria superior no Brasil), tem algumas diferenças em suas versões no Brasil, EUA e Europa.

Europa: desde a opção mais em conta, o Corolla possui 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelho para motorista), controles de tração e estabilidade e fixação Isofix.

Estados Unidos: o pacote de segurança para os Estados Unidos é ainda mais completo. Há 8 airbags (além dos 7 na Europa, há um para joelho do passageiro), sistemas de frenagem autônoma, detecção de pedestres, aviso de mudança de faixa e fixação para cadeirinhas. O visual é ligeiramente diferente do modelo brasileiro.

Brasil: assim como o visual do veículo, o Corolla brasileiro é bem parecido com o europeu. E isso inclui os itens de segurança, como os 7 airbags, controles de tração e estabilidade e Isofix.

Preço: a partir de R$ 91.990