Abrafiltros explica como otimizar o processo de filtração industrial

É preciso, primeiramente, conhecer o processo de filtração industrial detalhadamente dos clientes e, depois, vender as soluções com os conceitos para a realização de um bom negócio. Foi o que afirmou Rogério Jardini, engenheiro especialista em filtração industrial , que proferiu palestra de filtração de processos industriais, durante encontro no mês de julho, na sede da Abrafiltros – Associação Brasileira das Empresas de Filtros e seus Sistemas – Automotivos e Industriais. Segundo Jardini, a filtração não é um processo aleatório, pois segue regras definidas e resumidas num decálogo, referindo-se a 10 princípios que a envolvem.

“O filtro entope pela remoção de contaminantes no fluido e que ficam retidos, ou seja, ele não entope pelo volume de fluido que passa por ele”, comentou o especialista, enumerando o primeiro princípio. Ele explica que são as partículas que entopem o filtro e que a relação entre a vida útil do filtro e a sujeira é direta: quanto mais sujo está o fluído a ser filtrado, menor será a vida útil do filtro.

Falou sobre a velocidade, função direta da quantidade de contaminantes que chega ao filtro e da área efetiva. “O mais econômico é aquele que fornece mais poros, dimensão requerida por unidade de área”, ressaltou.

Jardini revelou ainda que os filtros, que removem partículas menores que o tamanho dos seus poros por adsorção, apresentam a vantagem de entupir mais lentamente dos que removem por interferência geométrica.

Outro princípio, que, segundo o especialista, deve-se ter conhecimento detalhado, que envolve os três elementos do processo de filtração – fluido, contaminante e meio filtrante. Sobre a seleção de filtros, comentou que este processo consiste em determinar o mais grosso e aberto, com poros maiores, e não o mais fino, sendo que o efluente do filtro mais grosso deverá atender às especificações de nível de contaminação requeridas. “Filtros mal selecionados podem trazer consequências desastrosas, tanto econômicas pelo custo da filtração, como pela qualidade do produto filtrado”, alertou.

One thought on “Abrafiltros explica como otimizar o processo de filtração industrial

Fechado para comentários.