fbpx
Espaço em Jacarepaguá conta com parceria do Sindirepa e poderá capacitar mais de 1.500 alunos por ano para o setor

O Rio de Janeiro acaba de ganhar um novo centro de treinamento para a indústria automotiva, para formação e aperfeiçoamento de profissionais para a área. O SENAI Rio, em parceria com nove montadoras do setor e com o Sindirepa (Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Rio de Janeiro), inaugurou, no dia 16 de agosto, as novas instalações da unidade de Jacarepaguá. Com equipamentos modernos e que refletem a realidade da indústria, o local poderá capacitar mais de 1.500 alunos por ano para o segmento.

Para o presidente do Sistema FIRJAN, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, o novo centro representa mais um passo importante para a desenvolvimento econômico do Rio de Janeiro. “Essa escola vai agregar trabalhadores ainda mais qualificados para a área automotiva, que tem grande relevância para o estado. Este ano, o desempenho do setor no Rio subiu mais do que a média nacional, então sabemos que, capacitando esses profissionais, vamos impulsionar a economia do Rio”, aposta.

treinamento para a área automotiva

A indústria automotiva é a segunda de melhor resultado no estado do Rio este ano, abaixo apenas da metalúrgica. No primeiro semestre o crescimento da produção de automóveis fluminense foi de 18,6%, acima da média nacional, de 11,7%.

O centro de treinamento do SENAI Jacarepaguá conta com parceria de nove montadoras, que respondem pelas marcas Chrysler, Jeep, Ram, Dodge, Peugeot, Citröen, Nissan, Renault, Ford, GM, Toyota e Yamaha. Na unidade, serão oferecidos cerca de 25 cursos diferentes para o setor, em turmas de qualificação, aperfeiçoamento e técnico. Segundo o presidente do Sindirepa, Celso Mattos, essa escola é fundamental. “A demanda de cursos para a área é grande, então esse centro é da maior importância para nós”.

treinamento para a área automotiva

João Alexandre Filho, supervisor de Treinamento Técnico da Ford na América do Sul, concorda: “A parceria é fantástica, ainda mais num polo importantíssimo para o segmento como o Rio de Janeiro em treinamento para a área automotiva”. De acordo com Filho, o pós-venda, área de reparo e manutenção, é extremamente importante para a empresa. “O SENAI nos ajuda com sua capilaridade e qualidade para capacitar pessoas”, disse.

Anélio Oswaldo Rosa Machado tem 51 anos e, há 30, trabalha na área automotiva. Ele está sempre em busca de aperfeiçoamento profissional e, agora, começou um curso de manutenção de ar-condicionado automotivo no SENAI Jacarepaguá. “Trabalho desde os 21 anos na área, mas não sabia nada sobre a área de refrigeração de automóveis. A nova oficina tem ferramentas modernas, carros que estão em alta no mercado, então acredito que esse curso vai abrir ainda mais o meu leque de possibilidades”, afirma.

Categories:

Comments are closed