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Donos de oficinas mecânicas sabem dos desafios envolvidos em conseguir manter cada cliente. Mesmo com esforço, ainda é necessário ter algo mais que o destaque, alguma vantagem competitiva no mercado. É disso que viemos falar.

De forma geral, esse tipo de vantagem torna a sua oficina uma opção melhor do que as demais, pois oferece um diferencial que os concorrentes não possuem. Ou, pelo menos, que não apresentam da mesma forma que você. A questão é: como gerar essas vantagens?

Para ajudá-lo nesse quesito, trouxemos 5 dicas para criar vantagem competitiva para o seu negócio, atrair mais clientes e melhorar o seu rendimento. Confira:

Melhore a qualidade do atendimento

A forma como você entra em contato com seus clientes faz uma grande diferença. Imagine que você vai a uma loja com dois atendentes. Um deles é preguiçoso, se enrola ao mostrar os produtos e o força a fechar a compra logo. O outro é atencioso, paciente, bem organizado e simpático. Com qual dos dois você compraria?

Este simples exemplo já deve ter explicado o ponto. Quanto melhor for a qualidade do atendimento, maiores serão as chances de fechar um serviço.

Invista em material de qualidade

Ter peças e equipamentos de maior valor já pode ser uma vantagem competitiva por si só. Se você leva um carro a uma oficina e ele continua quebrando com muita frequência, você provavelmente vai desconfiar da qualidade do trabalho e deixar de ir àquele mesmo estabelecimento.

Porém, se as peças são mais duráveis e funcionarem melhor, é mais provável que você retorne sempre que tiver um problema. Lembre-se, a qualidade do serviço é um dos fatores competitivos mais fortes que uma oficina tem a oferecer.

Mantenha o ambiente organizado e limpo

Uma oficina organizada e limpa não serve apenas para agradar quem a frequenta. Será muito importante também para melhorar o seu desempenho. Uma equipe trabalha bem melhor quando tem espaço para circular com o equipamento, sem esbarrar nos clientes ou nos seus colegas.

E um ambiente limpo é bem melhor para conversar e manter uma relação com cada cliente e, assim, ouvir o que eles precisam.

Capacite e especialize sua equipe

Uma equipe bem treinada, que atua em sintonia, é sempre melhor do que um conjunto de pessoas que não tem muita certeza do que deveria fazer, apenas aguardando ordens. Oferecer cursos de capacitação e especialização para os seus profissionais é um ótimo investimento, que pode gerar vantagem competitiva rapidamente.

Tenha programas de fidelidade

Nenhuma venda acaba quando o serviço é finalizado. Esse é só o começo de uma relação duradoura e benéfica com os seus clientes.

Programas de fidelidade são um estímulo para que aquela mesma pessoa continue retornado à sua oficina mecânica sempre que precisar. E quando um cliente já sabe da qualidade do seu trabalho e tem um bônus cada vez que retorna, fechar negócio será bem mais fácil.

Com essas dicas, você deve conseguir gerar vantagem competitiva para sua oficina mecânica sem problemas.

Matéria: Chiptronic – www.chiptronic.com.br/

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