Válvula Canister – Consumo alto e motor batendo

A válvula do canister pode provocar um grave defeito no sistema de injeção e até mesmo levar você a retificar o motor desnecessariamente.

Em muitos veículos a válvula do canister fica montada abaixo do para-lama e escondida pela proteção do para barro e em uma possível colisão a válvula pode ser avariada e ninguém perceber. Você já deve ter reparado algum, mas você sabe exatamente qual a função da válvula do canister?

Válvula Canister O que é?

  •  O canister é um reservatório que contém carvão ativado responsável por armazenar os gases de combustível que evaporam do tanque e assim que o motor passa a funcionar a válvula do canister é acionada pelo módulo eletrônico de controle da própria injeção, para que o motor queime os gases de combustível armazenados.
  • A válvula do canister defeituosa pode até mesmo levar o sistema de injeção a adotar um estado de emergência, e como muitos veículos não utilizam a luz de anomalia da injeção montada no painel, o condutor não fica sabendo que tem um problema, e continua a trafegar com o veículo.

 purga

  • A válvula de purga do canister, como é conhecida, atua no controle do fluxo dos gases acumulados no canister que foram absorvidos do tanque, mas se ela obstruir ou travar aberta, a eficiência do sistema de de emissão de poluentes será afetado.
  • Problemas elétricos tanto na fiação quanto em seu próprio enrolamento interno registram erros na unidade de comando da injeção e isso pode colocar o sistema em emergência causando prejuízos no funcionamento do motor como mau desempenho e alto consumo de combustível.
  • Um problema comum também é o cheiro de combustível que pode ocorrer se uma mangueira do sistema falhar ou se a válvula de purga travar fechada, aonde o canister saturado passa a liberar ao ambiente os gases armazenados, revelando um forte cheiro de combustível.entreguem ambas as funções em proporções aceitáveis.

Falso Motor Batendo

  • O defeito de falsa batida de motor é mais comum do que parece e o som emitido pela válvula solenoide defeituosa é confundido com o motor que raja em torque. Por isso, fique atento para não confundir um defeito no Canister, eletrônico, com um problema ainda mais grave no motor do veículo.

One thought on “Válvula Canister – Consumo alto e motor batendo

  • 26/12/2016 em 12:23 am
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    Olá, tenho um gol g4 1.0 flex o mesmo está vazando a gasolina do reservatório da partida frio pelo canister, já troquei a solenóide da partida frio e não consegui sanar o problema, alguém pode me ajudar.

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