Hoje em dia aos poucos os motoristas começam a substituir as chaves do carro por aplicativos.
Primeiro comutador rotativo em 1900
Girar a chave e começar a dirigir? Não era bem assim em 1900. A partida de um veículo na época era um processo complexo que compreendia cerca de dez etapas diferentes, que apenas um motorista bem treinado dominava. Ligar a ignição com o comutador rotativo era apenas uma dessas etapas.
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O nascimento da chave do carro
O ano de 1910 marca o nascimento da chave do carro e também o começo de uma longa história na prevenção de roubos de veículos. As chaves eram usadas para bloquear o circuito elétrico da ignição, mas os motoristas ainda precisavam acionar o motor.
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Alta tecnologia em 1920
No início dos anos 20, as pessoas começaram a trancar as portas dos carros, mas precisavam de uma outra chave para fazer isso. O sistema de ignição passou a ter, gradativamente, um padrão – não só bloqueava o circuito elétrico, mas também acionava o arranque.
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Chave da realeza
A extravagância nunca sai de moda. Uma chave de ouro personalizada foi fabricada para Rainha Soraya do Irã para seu Mercedes-Benz 300 SL.
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Dois se tornam um
Bem na década de 60, um certo número de carros tinha ainda duas chaves diferentes: uma para a porta e outra para a ignição. Então, uma chave única para ambas as situações foi, lentamente, se tornando padrão.
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Surge então a forma familiar
Ainda nos anos 60, as chaves dos carros começaram, gradualmente, a ter uma forma mais familiar – modelo esse que se manteve até os anos 80 e até mesmo além.
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Travamento central vê a luz do dia
Design semelhante e novas funções: em meados dos anos 90, os sistemas de travamento central começaram a ter grandes avanços. Desde então, os motoristas não precisaram mais trancar cada porta separadamente.
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Chaves dos carros ainda mais convenientes
A primeira chave de controle remoto facilitou (des)trancar o carro ainda mais –apenas um clique e todas as portas estão abertas. E se os motoristas não conseguissem se lembrar exatamente onde estacionaram o veículo, o controle remoto poderia ajudar a localizá-lo.
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Início de sistemas sem chave
O progresso certamente não parou com a chave de controle remoto. Sistema de trava sem chave, que estreou em 1999, permitiu que os motoristas não só trancassem e destrancassem o veículo, mas também ligassem o motor com o apertar de um botão.
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Cuidado, tem um ladrão por perto
Mesmo com sistemas convencionais sem chave, este item ainda precisa ser carregado em uma bolsa ou em um bolso de jaqueta ou paletó, por exemplo.
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Para abrir a porta e ligar o motor, a tecnologia se comunica com o carro usando um sinal de rádio de baixa frequência (LF) ou ultra alta frequência (UHF). Na luta contra o roubo, a indústria automotiva está constantemente aprimorando os sistemas já existentes. É como uma maratona.
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