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Hoje em dia aos poucos os motoristas começam a substituir as chaves do carro por aplicativos.

Primeiro comutador rotativo em 1900

Girar a chave e começar a dirigir? Não era bem assim em 1900. A partida de um veículo na época era um processo complexo que compreendia cerca de dez etapas diferentes, que apenas um motorista bem treinado dominava. Ligar a ignição com o comutador rotativo era apenas uma dessas etapas.




O nascimento da chave do carro

O ano de 1910 marca o nascimento da chave do carro e também o começo de uma longa história na prevenção de roubos de veículos. As chaves eram usadas para bloquear o circuito elétrico da ignição, mas os motoristas ainda precisavam acionar o motor.




Alta tecnologia em 1920

No início dos anos 20, as pessoas começaram a trancar as portas dos carros, mas precisavam de uma outra chave para fazer isso. O sistema de ignição passou a ter, gradativamente, um padrão – não só bloqueava o circuito elétrico, mas também acionava o arranque.




Chave da realeza

A extravagância nunca sai de moda. Uma chave de ouro personalizada foi fabricada para Rainha Soraya do Irã para seu Mercedes-Benz 300 SL.




Dois se tornam um

Bem na década de 60, um certo número de carros tinha ainda duas chaves diferentes: uma para a porta e outra para a ignição. Então, uma chave única para ambas as situações foi, lentamente, se tornando padrão.




Surge então a forma familiar

Ainda nos anos 60, as chaves dos carros começaram, gradualmente, a ter uma forma mais familiar – modelo esse que se manteve até os anos 80 e até mesmo além.




Travamento central vê a luz do dia

Design semelhante e novas funções: em meados dos anos 90, os sistemas de travamento central começaram a ter grandes avanços. Desde então, os motoristas não precisaram mais trancar cada porta separadamente.




Chaves dos carros ainda mais convenientes

A primeira chave de controle remoto facilitou (des)trancar o carro ainda mais –apenas um clique e todas as portas estão abertas. E se os motoristas não conseguissem se lembrar exatamente onde estacionaram o veículo, o controle remoto poderia ajudar a localizá-lo.




Início de sistemas sem chave

O progresso certamente não parou com a chave de controle remoto. Sistema de trava sem chave, que estreou em 1999, permitiu que os motoristas não só trancassem e destrancassem o veículo, mas também ligassem o motor com o apertar de um botão.




Cuidado, tem um ladrão por perto

Mesmo com sistemas convencionais sem chave, este item ainda precisa ser carregado em uma bolsa ou em um bolso de jaqueta ou paletó, por exemplo.

Para abrir a porta e ligar o motor, a tecnologia se comunica com o carro usando um sinal de rádio de baixa frequência (LF) ou ultra alta frequência (UHF). Na luta contra o roubo, a indústria automotiva está constantemente aprimorando os sistemas já existentes. É como uma maratona.

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