fbpx

Na Alemanha, 76% dos motoristas acham as chaves do carro um problema de vez em quando e muitos condutores prefeririam acionar seus veículos usando um smartphone. Esse é o resultado de uma pesquisa significativa conduzida pelo PULS, instituto de pesquisa de mercado, em nome da Bosch.

Em especial, motoristas com menos de 40 anos, ou que dirigem com certa frequência, já tiveram experiências negativas com as chaves convecionais.

A questão é simples: 45% dos entrevistados afirmam não saber onde guardar as chaves. Por exemplo, em uma ida ao clube, 44% afirmam que já perderam as chaves e levaram muito tempo para encontrá-las, enquanto 38% dizem ter perdido completamente.

Alguns constumavam ver a chave do carro com controle remoto sem fio e o logo da montadora como um símbolo de status, mas agora apenas 6% dos entrevistados afirmam isso.

Portanto, não é surpresa para ninguém que 40% dos motoristas dizem já imaginar a substituição das chaves por um aplicativo de smartphone. “As vantagens da chave de carro digital são óbvias – é prática, segura e disponível a qualquer momento e lugar”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão Bosch Automotive Electronics.

A empresa está desenvolvendo o aplicativo Perfectly Keyless para habilitar a possibilidade de abrir e ligar o veículo sem precisar usar uma chave ou pegar o smartphone. Sensores integrados ao veículo identificam o smartphone do dono e abre as portas apenas para ele – o nível de segurança oferecido é comparado com a tecnologia de impressão digital. Também não há problema em desativar o sistema se o smartphone for perdido.

Além disso, o aplicativo pode ser configurado para permitir o acesso de outros motoristas por um período determinado.

Smartphones se tornam chaves

O sistema keyless da Bosch para carros funciona com uma chave virtual armazenada em um smartphone. Os sensores instalados no carro reconhecem o smartphone do proprietário com a mesma exatidão que uma impressão digital e abrem o veículo apenas para eles. O gerenciamento de chave digital vincula o aplicativo e o veículo por meio da nuvem.

chaves do carro

Categories:

Tags:

Comments are closed