Rede de serviços automotivos foca nas mulheres como diferencial e expande pelo Brasil

O projeto da multinacional Pilkington de criar uma rede própria de lojas para serviços automotivos começou há dois anos e replica o modelo de negócios que atualmente é um sucesso no México, com mais de 160 lojas próprias e de parceiros.

A Pilkington, empresa líder na fabricação de vidros originais automotivos, que até então fornecia vidros automotivos apenas para montadoras e outras empresas do setor de reposição, decidiu investir em uma rede de serviços voltada para o consumidor final.

Devido ao sucesso, em dois anos foram abertas 25 lojas, em onze estados do Brasil, e a meta é alcançar 40 lojas até o final de 2020. No início de julho, foi inaugurada uma loja em São José dos Campos (SP) e a próxima será em Sergipe.

“A cobertura geográfica atende a dois critérios: a proximidade com os 15 centros de distribuição abastecidos pela fábrica localizada em Caçapava (interior de SP) e regiões onde a frota automotiva é maior”, explica Luciana Alves da Silva, coordenadora de Marketing, Supply Chain e Desenvolvimento de Novos Produtos da empresa.

As lojas se destacam principalmente pelo quadro de funcionários, pois a Pilkington se orgulha de ser a primeira empresa do segmento a garantir que todas as suas lojas tenham pelo menos uma mulher como instaladora de vidros.

A empresa, inclusive, oferece ferramentas adaptadas e modernas, que diminuem o esforço físico da colaboradora, e investe em treinamentos constantes.

Neala Marques foi escolhida para ser a primeira mulher treinada para instalar vidros automotivos, atualmente é Coordenadora das Lojas em todo Brasil, afirma:

“o projeto tem alma feminina desde o início”. Precisamos oferecer um atendimento cada vez mais ágil e eficiente, para um público cada vez mais exigente.

Então, não tínhamos dúvidas que investir no público feminino e na contratação de mulheres seria essencial e um diferencial estratégico do negócio”, enfatiza a coordenadora.