New Mobility, espaço de discussões sobre o futuro da mobilidade, recebe cápsula em tamanho real para experiência ao público.
O Hyperloop, famoso meio de transporte de alta velocidade que promete revolucionar viagens de longas distâncias, será um dos destaques da FENATRAN 2019. Idealizado pelo CEO da Tesla e da Space X, Elon Musk, o Hyperloop poderá reduzir viagens entre cidades como São Paulo e Rio de Janeiro para apenas 20 minutos.
Ricardo Penzin, presidente da HyperloopTT no Brasil, fará palestra na Arena New Mobility, espaço único e completo que debate o futuro da mobilidade com conteúdo, experiência, inovação e exposição.
O Hyperloop consiste em cápsulas que viajam por meio de levitação magnética dentro de tubos a vácuo, para atingir o máximo de velocidade. O conceito foi elaborado por Elon Musk e diversas startups vêm tentando torná-lo realidade.
Uma das novidades é que a Hyperloop TT também deve abrir um centro de pesquisa em Minas Gerais focado em logística, segundo Ricardo Penzin, em comunicado. O diretor do projeto diz que está em fase de negociações para “iniciar uma série de estudos de viabilidade para diferentes rotas no Brasil, tanto para cargas como para passageiros”.
Lançada no Salão do Automóvel do ano passado, a Arena New Mobility contou com 130 palestrantes – com o maior o maior test drive de veículos elétrico e híbridos do Brasil, automóveis conectados e autônomos, Smart Cities e serviços de compartilhamento foram alguns dos temas discutidos no inédito espaço ao lado dos expositores que foi dedicado ao tema. Entre os assuntos algumas apresentações dos principais players da indústria, personalidades, celebridades, jornalistas e especialistas sobre cultura do compartilhamento, cidades inteligentes e startups do mundo automotivo.
O jornal O Estado de São Paulo é o parceiro oficial de divulgação, coorganizador e curador de conteúdo. A Volkswagen Caminhões e Ônibus apresentará o projeto que contará, pelo segundo ano consecutivo, com patrocínio da líder mundial na produção e fornecimento de produtos de nióbio, a CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) e da Mobileye, subsidiária Intel, líder global no desenvolvimento de tecnologia ADAS (Advanced Driver Assistance Systems) e direção autônoma.
“A indústria automotiva global está passando por uma transformação que acabou culminando em novos rumos para a mobilidade. A sociedade acaba demandando sobre Cidades Inteligentes, Internet das Coisas e Cultura do Compartilhamento, além dos veículos elétricos, híbridos e autônomos. O reflexo disso é que as empresas estão observando as tendências da indústria automotiva e se preparando para manterem-se competitivas.
Tudo isso será debatido e poderá ser acompanhado de perto por todos os visitantes da próxima edição da Fenatran”, analisou Leandro Lara, diretor do evento.
As sessões serão divididas em debates, entrevistas, talk-shows, stand-ups e demonstrações de tecnologia.
A CBMM (Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração) também participa do projeto. Esta ação está alinhada diretamente aos objetivos da companhia brasileira de investir em aplicações dos produtos de nióbio na cadeia produtiva automotiva.
“A segurança automotiva é uma das metas do desenvolvimento de tecnologias do nióbio e a CBMM tem trabalhado em parceria com as montadoras e fabricantes de componentes automotivos em busca de soluções envolvendo aços de alta resistência a serem aplicadas na estrutura de automóveis”, comenta Rodrigo Amado, Head of Mobility da Companhia.
A Mobileye também contribui para o projeto e apresenta as soluções mais recentes em ADAS, mapeamento e mobilidade inteligente. “A Mobileye leva ainda mais longe a tecnologia de segurança viária com um sistema de prevenção de colisão de pós-venda que melhorou os recursos do ADAS, a conectividade e os insights de dados acionáveis.
Ao se conectarem à nuvem, os veículos se tornam agentes inteligentes, coletando dados relevantes da estrada enquanto viajam, enviando dados necessários para tomar as decisões mais bem informados, em tempo real”, afirma Ernesto Pesochinsky, Diretor LATAM da empresa.
Comments are closed