4 dicas para montagem e desmontagem da pastilha de freio Novo Onix e Onix Plus

O Novo Onix e Onix Plus são os veículos, Hatchback e Sedan, da segunda geração da marca Chevrolet. Para atender essas linhas e o mercado de reposição, a Cobreq, marca da TMD Friction, uma empresa do grupo Nisshinbo, desenvolveu o jogo de pastilhas N-2092 com tecnologia de ponta. Equipadas com placas isoladoras antirruído (4x) e indicadores de desgaste mecânico (2x), as pastilhas apresentam uma espessura de 17,0mm (-0,5mm) quando novas, sendo necessário substituí-las quando o material de fricção atingir 2mm.

“As pastilhas do novo Onix são feitas com tecnologia e matérias-primas de alta qualidade. Para que elas garantam alta eficiência é essencial ficar atento aos detalhes do material e seus diferenciais, a montagem e desmontagem de forma correta e segura, proporciona uma ótima experiência ao condutor”, afirma Raulincom Borges da Silva, coordenador de assistência técnica da TMD Friction.

1) Novos detalhes do freio

As pinças de freio da pastilha possuem 4 slippers montados no suporte de freio, dispositivo que possui um papel fundamental no bom funcionamento do sistema de freio e preservação das pastilhas e discos. Durante o processo de montagem e desmontagem é essencial que eles sejam observados e preservados para total eficiência e segurança.

2) Dicas para a desmontagem

Novo Onix e Onix Plus

No processo de desmontagem das pastilhas de freio é preciso incliná-las para os lados externos da pinça e puxá-las com habilidade, com o objetivo de encontrar o ângulo correto para retirá-las sem desmontar ou amassar os slippers.

3) Dicas para a montagem

Novo Onix e Onix Plus

Antes da montagem das novas pastilhas é essencial avaliar as condições gerais dos freios como a limpeza, lubrificação, pinos e borrachas. É importante também checar as características dos slippers, que não podem estar torcidos, amassados nem desencaixados do suporte do freio. Quando tudo estiver em ordem é necessário procurar o ângulo correto para introduzir as pastilhas, simultaneamente nos slippers e levá-las a posição correta. 

4) Detalhe final 

Para um bom resultado final é importante manter atenção ao passo à passo e aos detalhes da montagem, são essas etapas que garantem a qualidade do serviço de instalação e o funcionamento do sistema de freio.

Veja no site dicas e informações técnicas sobre essa desmontagem. Confira:
https://tmdcobreq.com.br/dicas-e-informacoes-tecnicas-desmontagem-da-pastilha-n-2092/


SOBRE A COBREQ
A Cobreq é uma das marcas do grupo TMD Friction, a maior fabricante de pastilhas de freio do mundo. A empresa desenvolve lonas, sapatas e pastilhas de freio abrangendo veículos das linhas leve, pesada e de motos. Localizada em uma área de 100 mil m², em Salto, interior de São Paulo, a fábrica representa uma das maiores unidades do grupo TMD Friction fora da Europa. Para mais informações, acesse www.cobreq.com.br.

Sobre o Grupo TMD Friction
A TMD Friction, um grupo da Nisshinbo Holdings Inc., é líder global na fabricação de pastilhas de freio para a indústria automotiva. Também fabrica pastilhas de freio a disco e lonas de freio a tambor para aplicações em diversos tipos de veículos. Seu portfólio de produtos também inclui pastilhas de freio esportivas, bem como materiais de fricção para esse segmento. A TMD Friction atende ao mercado global de peças de reposição por meio das marcas Textar, Nisshinbo, Mintex, Don, Pagid e Cobreq, além de desenvolver e produzir revestimentos de fricção para a indústria sob as marcas Cosid. O TMD Friction Group tem quatro plantas fabris na Alemanha, além de outras unidades na Europa, nos EUA, Brasil, México, China, Japão e Rússia. O grupo possui mais de 5 mil colaboradores em todo o mundo. Para mais informações, acesse www.tmdfriction.com.

Fonte: Alfapress Comunicações