fbpx

Vender um veículo nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, isso demanda tempo, além de todo o cuidado que se deve ter durante as negociações para não sair prejudicado. Pensando em quem deseja vender seu carro e não sabe por onde começar ou anda sem tempo para buscar revendas de confiança e não imagina como negociar o valor, a Volanty, autotech especializada na compra e venda de seminovos, levantou algumas dicas essenciais de cuidados na hora de vender um automóvel.

1. Tenha o valor em mente

A primeira dica é saber quanto você vai pedir pelo seu carro. Se necessário, usar como referência a tabela Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), para definir o valor aproximado de seu veículo, mas lembre-se que ela não leva em conta as diferentes realidades de cada região do Brasil, porém, pode nortear a negociação em conjunto a uma pesquisa ampla em sites de vendas. Na maioria das vezes, o comprador vai pedir descontos, então, para não sair no prejuízo ou receber um valor abaixo do que esperava, considere sempre uma quantia maior do que a que de fato pretende conseguir com a venda.

2. Faça uma perícia

Quem vai comprar um veículo seminovo quer que ele esteja em bom estado. E para que possa comprovar que seu carro vale o preço que você pediu, ter um laudo com as informações de procedência e mecânica gera muito mais segurança para o comprador.

Existem diversas empresas no mercado que oferecem essa inspeção, que leva menos de meia hora para ser feita. Vale o investimento, pois ajudará na venda. Já existem plataformas de vendas de carro que oferecem uma inspeção detalhada quando o veículo é disponibilizado para a venda, sem custos adicionais. Assim, garante a confiança para o comprador e facilidade para você.

3. Mantenha seu carro em bom estado

Mesmo que use pouco o carro enquanto não encontra um comprador, mantenha-o sempre limpo e bem apresentável. Assim, irá chamar mais a atenção dos interessados. A conservação da parte visível do carro – lataria, pintura e estofados – faz muita diferença na hora da negociação. Odores desagradáveis também podem desvalorizar seu veículo, portanto, cuidado com a fumaça de cigarros.

4. Faça uma revisão

Assim como a perícia, a revisão vai te ajudar a ter maior credibilidade na hora da venda. Itens como os freios, amortecedores e alinhamento devem estar em bom estado. Assim, o comprador terá maior segurança na hora de fechar o negócio. Se for necessário, realize pequenos reparos, pois isso vai valorizar o carro. Procure sempre uma mecânica de confiança, para que você não seja enganado e tenha suas negociações com os futuros compradores prejudicadas.

5. Venda no momento ideal

Se o proprietário está decidido a vender seu carro, o melhor momento é agora. Ainda mais se ele estiver parado na garagem. Mas alguns detalhes podem influenciar na escolha do comprador – lembre-se de que, além do proprietário, várias outras pessoas também colocaram seus carros à venda. A quilometragem influencia muito. Carros com rodagem entre 10 mil km e 15 mil km têm maior facilidade de venda. Se o carro tiver menos de cinco anos, também será mais fácil encontrar um comprador.

6. Anuncie

A internet proporciona uma variedade de possibilidades quando o assunto é compra e venda de produtos. Para se destacar é importante prestar atenção nos mínimos detalhes. Faça um anúncio criativo, sem mentir sobre as condições do carro. É muito importante ser sempre sincero. Uma boa foto também é um ótimo chamariz! Procure o serviço de sites confiáveis para anunciar seu carro. Assim, você não tem aborrecimentos e otimiza seu tempo na hora de achar um comprador. Não se esqueça de que, mesmo na internet, pode haver fraudes e armadilhas. Consulte as formas de pagamento e busque referências de quem já os usou. Sempre que for marcar um encontro com um comprador, procure locais movimentados, informe parentes e amigos do local combinado e, se possível, nunca vá sozinho.

7. Tome cuidados com a documentação

Mantenha a documentação de seu carro em dia, verifique se não tem multas, débitos ou até mesmo alguma restrição judicial. Se estiver tudo em ordem, só preencha e assine o CRV depois que todas as transações bancárias estiverem definidas. Se atente a nunca entregar este documento em branco para ninguém. Não se esqueça de incluir a data da venda e reconheça firma em cartório. Não se esqueça de informar a venda ao Denatran. Para isso, basta apresentar uma cópia do comprovante de transferência autenticado. Esse procedimento deve ser feito até trinta dias após a data da assinatura do documento.

8. Preste atenção ao pós-venda

Se tiver todos esses cuidados na hora de vender um automóvel e, depois de trinta dias, o novo dono não tiver realizado a transferência, o ex-proprietário pode solicitar o bloqueio do carro por falta de transferência. Assim, você não corre o risco de receber cobranças e multas. Para ter certeza de que a transferência foi feita, faça uma consulta no site da Secretaria da Fazenda. Basta inserir o número do Renavam e seu CPF. Se a transferência tiver sido feita, você não poderá acessar as informações.

Vender um veículo

Sobre a Volanty
A Volanty nasceu em 2017 com o propósito de oferecer a melhor experiência de compra e venda de carros seminovos no Brasil, de um jeito vantajoso para comprar e fácil para vender. Usando tecnologia de ponta a startup oferece o preço certo para seminovos e usados, agilizando processos e deixando a burocracia de lado. Eleita uma das 100 Startups to Watch, em ranking publicado pelas revistas Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época NEGÓCIOS e o jornal Valor Econômico em 2019. A Volanty está em expansão e conta com 6 centros de atendimento no Rio de Janeiro e em São Paulo. Ao longo dos três anos a empresa recebeu investimentos dos fundos Canary, Kaszek, Monashees e SoftBank, apostando em tecnologia e qualidade no atendimento para inovar em um mercado tradicional.

Mais informações para a imprensa
NR-7 Comunicação

Comments are closed