Solução é ideal para pontos de captação de água distantes das estações de controle
A tecnologia traz cada vez mais aplicações que permitem novas facilidades, mais segurança e maior produtividade na indústria e estações ao ar livre e de difícil acesso. É o caso das válvulas motorizadas, acionadas com comando de energia elétrica para o controle do motor.
“Ainda é comum encontramos aplicações com uma válvula manual, que exige a ida de um operador até o local para sua operação, mas existe também a solução elétrica, que pode ser acionada a distância com total controle e segurança”, explica Mateus Souza, gerente geral de vendas da área industrial da GEMÜ Válvulas e Sistemas de Medição e Controle.
Essa é uma opção superior também aos sistemas pneumáticos, em que as válvulas são acionadas com ar comprimido a distância, de forma automática, mas que requerem ar comprimido.
O acionamento elétrico, ou motorizado, funciona com estímulo via eletricidade, o que faz com que o motor no atuador gire e acione a unidade. “Trata-se de um sistema com excelente resultado em diversas aplicações, como tratamento de água, visto que, normalmente, as estações de captação ficam localizadas em pontos distantes das unidades de controle, e não é possível transportar ou montar uma estrutura para gerar ar comprimido na localidade”, explica o engenheiro. “Eletricamente, isso é possível, seja em processos de captação e tratamento de água ou plantas de dosagem química para tratamento de água ou efluentes.”
Essas plantas periféricas podem ser destinadas à dosagem de cloro ou cloreto férrico, ou ainda outras substâncias utilizadas para a purificação da água, e requerem alta precisão, confiabilidade de durabilidade. “Essa solução tem sido incrementada ao longo dos anos, de forma a oferecer produtos em material (metálico ou plástico), dimensão, revestimento e tensão ideais a cada aplicação. A atuação elétrica é uma alternativa em válvulas borboleta, globo, diafragma, esfera, e abrange todo o grupo de válvulas com sistema elétrico exclusivo.”
Sobre a GEMÜ – A filial da multinacional alemã criada por Fritz Müller na década de 1960 disponibiliza ao mercado brasileiro válvulas de extrema eficiência e qualidade. A planta situada em São José dos Pinhais (PR), que conta com 100 colaboradores e completa 40 anos em 2021, produz válvulas e acessórios para o tratamento de água e efluentes em indústrias de todas as áreas, como siderurgia, fertilizantes e setor automobilístico, bem como para integrar sistemas de geração de energia. Na área de PFB (farmacêutica, alimentícia e biotecnologia), a GEMÜ é líder mundial e vende para toda a América Latina produtos de alta precisão, com atendimento local, além de consultoria com profissionais capazes de orientar na escolha da melhor solução em válvulas para cada aplicação. Mais informações: https://www.gemu-group.com/pt_BR/
Comments are closed