fbpx
‘Endoscopia’ no motor do carro

Sabe quando o motor do carro começa a fazer um barulho estranho e você já pensa na dor de cabeça que vai ser para desmontá-lo e descobrir o que está acontecendo?

Agora isso é passado! Com a ajuda de novas tecnologias é possível verificar as condições do motor sem o trabalho de abertura.

É como uma endoscopia mesmo. Ficou curioso? Vamos ver como funciona esse processo:

A ferramenta que faz a endoscopia automotiva:

micro câmera de combustão é a ferramenta utilizada para analisar a parte interna do motor.

Ela está acoplada à uma sonda flexível conhecida como endoscópio e é capaz de capturar imagens do sistema de combustão e mostrá-las em tempo real na tela também acoplada ao sistema.

Divulgação / Blog DPaschoal

Micro câmera de combustão, ferramenta utilizada para analisar a parte interna do motor.

Dessa forma, o motorista consegue acompanhar as condições reais da câmara de combustão e antecipar reparos.

Além disso, essa ferramenta facilita, e muito, a operação do técnico, além de garantir maior precisão no diagnóstico e reduzir o custo de mão de obra de desmontagem.

Como é feita a operação no motor do carro?

A sonda é introduzida no motor frio por meio dos orifícios das velas de ignição.

Com isso, é possível ver o estado do interior do cilindro e detectar possíveis danos na câmara de combustão, nas válvulas, nas paredes dos cilindros e nos pistões.

A máquina também consegue mostrar as condições de combustão e lubrificação do propulsor.

No vídeo capturado, ficam registrados desgastes e arranhões provocados por dilatação, fissuras, marcas de impacto de válvulas sobre o pistão, carbonização, presença de resíduos de degradação do lubrificante e avarias provocados por impurezas.

Olha só o que nosso colaborador Renan Galhardo Monteiro – analista técnico do CTTi (Centro de Tecnologia Treinamento & Inovação da Cia DPaschoal), nos disse sobre o assunto:

“Todas as informações mostram possíveis problemas nos sistemas de injeção, lubrificação e de admissão de ar. Caso o aparelho revele falhas, é sinal de que a investigação deve ser iniciada. De qualquer forma, o cliente sempre acompanha conosco a análise por imagem, e consegue acompanhar a identificação de irregularidades ocasionadas por combustível adulterado e de má qualidade, por exemplo, através de um gabarito comparativo”.

Renan Galhardo Monteiro – DPaschoal

Olha só os problemas mais comuns que podem impactar negativamente o motor do carro:

– Combustível adulterado;

– Lubrificante vencido;

– Filtros não trocados;

– Falta de líquido de arrefecimento.

Limpeza do sistema de injeção

Muitos motoristas ficam a dúvida sobre quando realizar a verificação.

Alguns sinais podem indicar problemas como irregularidades no consumo de combustível, perda de potência ou motor fraco, dificuldade para dar partida e marcha lenta e instável.

Se for esse o seu caso pode estar na hora de realizar o serviço de limpeza do sistema de injeção, que elimina os resíduos que se acumulam no motor do carro e o tornam impuro e contaminado.

A realização do serviço traz alguns benefícios, como:

  1. Diminuição do consumo de combustível
  2. Redução da emissão de gases poluentes pelo motor
  3. Desgaste regular dos componentes do motor, evitando a troca prematura

Mas, atenção, para garantir o bom funcionamento do motor e de outros sistemas do veículo, como o sistema de freios e suspensão, o mais importante é realizar a manutenção periodicamente.

Divulgação / DPaschoal

Saiba mais sobre como conservar o seu carro.

Fique de olho nos serviços automotivos que precisam ser feitos regularmente e tire o máximo proveito do seu veículo!

E aí, gostou das dicas de hoje?

A DPaschoal é a maior rede de centros automotivos do Brasil e é pioneira em revisão veicular consciente, utilizando ferramentas de medir e testar como a microcâmera para garantir serviços com transparência e qualidade!

Está na hora de revisar o motor do seu carro?ENCONTRE A LOJA MAIS PRÓXIMA

Faça a REVISÃO DE SEGURANÇA GRATUIRA na DPaschoal e verifique mais de 40 itens do seu veículo em mais de 120 pontos da marca espalhadas pelo país. Esperamos você!

DPaschoal Blog

Comments are closed