fbpx
Kia Sportage híbrido “leve”

Quinta geração do Sportage chega ao mercado ao mesmo tempo em que o Grupo Gandini completa 30 anos de representação da marca sul-coreana no Brasil. O SUV ( Kia Sportage híbrido leve ) médio tem linhas bem diferentes de todas as outras gerações e o seu estilo se aproxima do elétrico EV6. Na dianteira as luzes de circulação diurna em formato de “C” estendido dão aspecto futurístico. Na versão de topo EX Prestige as rodas de 19 pol. têm grande impacto visual, assim como a coluna traseira. Atrás as lanternas são unidas por uma barra e o limpador do vidro traseiro fica recolhido sob o defletor de teto, recurso estético interessante.

O novo Sportage, importado da Eslováquia, tem apenas 1 cm a mais de distância entre eixos (2,68 m) que a geração anterior, porém é quatro cm maior do que seu principal rival, o Compass. Também ganha em comprimento (4,51 m x 4,40 m) e largura (1,86 m x 1,82 m). Garante espaço interno e volume do porta-malas (562 litros, porém sem estepe) maiores. Claro, o Jeep tem aptidões para o fora de estrada bastante superiores.

Acabamento interno agrada bastante com materiais de qualidade superior na versão Prestige. Parte dos encostos dos bancos dianteiros elétricos em couro é forrada por camurça e há ventilação e aquecimento. Volante multifuncional também é aquecido. Botão giratório substitui a alavanca de câmbio e no console todos os principais controles estão bem à mão. Impressionam as duas telas interligadas de 12,3 pol. (quadro de instrumentos e multimídia sendo esta curva e voltada para o motorista).

Apesar do carregador de celular por indução, conexão tem que ser por fio com duas portas USB. Teto solar é panorâmico. No banco traseiro há regulagem do encosto e as duas portas USB estão nas laterais dos bancos dianteiros em posição mais ergonômica. Túnel central é baixo.

O Kia Sportage 2023 é um híbrido “leve” de 48 V com alternador reversível em motor elétrico. Motor 1,6 L turbo a gasolina tem potência e torque combinados de 180 cv e 27 kgf.m. Câmbio automatizado é de sete marchas e duas embreagens. O conjunto motriz permite o modo Velejar para poupar combustível.

Em breve e primeira avaliação, as respostas ao acelerador são sempre imediatas em qualquer regime de rotações. Entre os sistemas de assistência ao motorista destacam-se câmeras nos retrovisores externos com imagem no quadro de instrumentos, permanência e centralização na faixa de rodagem mesma que a pintura no asfalto esteja quase ilegível e frenagem automática de emergência em cruzamentos.

Preços modelos Kia Sportage: EX, 224.990 e EX Prestige, 259.990.

Fernando Calmom
Twitter: @fernandocalmon
Instagram: @fernandocalmonoficial

Comments are closed